O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados
Mots-clés :
imagem técnica, pesquisa em ciências humanas, ética do olhar, princípios metodológicos.Résumé
O presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre o uso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica, oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.
Téléchargements
Références
Amorim, M. (2001) O pesquisador e seu
outro: Bakhtin nas ciências humanas.
São Paulo: Musa Editora.
Bakhtin, M. (2010) Para uma filosofia do
ato responsável. São Carlos, SP: Pedro &
João Editores.
Bakhtin, M. (2003). Estética da criação
verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Barrouin, A. W. (2012). O pré-vestibular
comunitário como espaço de subjetivação
e implicação política da juventude (Dissertação
de mestrado, Departamento de
Psicologia, Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro).
Recuperado
vrac.puc-rio.br/20228/20228_1.PDF.
Benjamin, W. (1987). A obra de arte na época
de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e
técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura
e história da cultura. Obras escolhidas
- Volume 1 (3a. ed.). São Paulo: Brasiliense.
Benjamin, W. (2012). A obra de arte na
época de sua reprodutibilidade técnica.
Porto Alegre: Editora Zouk.
Bragança, F. (2008). Eduardo Coutinho –
Encontros. Rio de Janeiro: Editora Beco
do Azougue.
Camerini, M. F. (2003). A produção do saber
mediada pelo uso do vídeo com classes populares
urbanas (Tese de doutorado,
Departamento de Psicologia, Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro). Recuperado de http://
w w w . m a x w e l l . v r a c . p u c - r i o .
br/3644/3644_1.PDF.
Corrêa, C. S. (2010). Violência urbana e
vulnerabilidades: o discurso dos jovens eas notícias de jornal (Dissertação de mestrado,
Departamento de Psicologia, Pontifícia
Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado de
h t t p : / / w w w . m a x w e l l . v r a c . p u c - r i o .
br/16109/16109_1.PDF.
Godinho, D. M. S. (2010). O encontro entre
o pesquisador e o seu outro mediado pelo
uso de imagens técnicas: reflexões acerca
da produção de conhecimento em ciências
humanas (Dissertação de mestrado).
Departamento
de Psicologia, Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro.
Gonçalves Junior, N.G. (2006). Narrativa e
AIDS: Noites felinas e as dualidades da experiência
narrativa pós-moderna (Tese de
Doutorado, Departamento de Psicologia,
Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado
de
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/
tesesabertas/0016170_04_pretextual.pdf
Jobim e Souza, S., & Albuquerque, E. D. P.
e (2013). Bakhtin e Pasolini: vida, paixão
e arte. In M. T. A. Freitas (Org.), Educação,
Arte e Vida em Bakhtin. Belo Horizonte:
Autêntica.
Jobim e Souza, S., & Albuquerque, E. D. P.
e (2012). A pesquisa em ciências humanas:
uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana:
Revista de Estudos do Discurso, 7,
-122. Recuperado de http://revistas.
pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/
view/8124.
Jobim e Souza, S. (2011) Por uma epistemologia
da imagem técnica. Pesquisas e
Práticas Psicossociais, 6(2), 206-210.
Recuperado de http://www.seer.ufsj.
edu.br/index.php/revista_ppp/issue/
view/v6n2.
Jobim e Souza, S. (2008). Imagem técnica e
estética: sobre os modos de produção da
cultura e da subjetividade no mundo contemporâneo.
In A. P. Gouvêa, Cine
Imaginarium. Rio de Janeiro: Companhia
de Freud.
Jobim e Souza, S. (2006). A pesquisa em
ciências humanas como intervenção nas
práticas do olhar. In L. H. C. Lenzi et alli
(Orgs.), Imagem: intervenção e pesquisa.
Florianópolis: Editora da UFSC.
Jobim e Souza, S., & Camerini, M. F. (2002).
Interatividade audiovisual e produção de
subjetividade. In L. H. C. Lopes et alli (Orgs.),
Identidades: recortes multi e interdisciplinares.
Campinas: Mercado das Letras.
Jobim e Souza, S., & Lopes, A. E. (2002).
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento
no contexto da escola. Cadernos
de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas),
, 61-80.
Jobim e Souza, S., & Gamba Junior, N.
(2002). Novos suportes, antigos temores:
tecnologia e confronto de gerações nas
práticas de leitura e escrita. Revista Brasileira
de Educação, 21, 104-114.
Jobim e Souza, S. (2002). O olho e a câmera:
desafios para a educação na época da interatividade
virtual. Revista Advir, 15, 75-81.
Lahud, M. (1993). A vida clara. Linguagens
e realidade segundo Pasolini. São Paulo:
Companhia das Letras/Editora UNICAMP.
Lins, C., & Mesquita, C. (2008). Filmar o
real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Miranda, L.L. (2002) Criadores de Imagens,
produtores de subjetividade: a experiência
da TV Pinel e da TV Maxambomba (Tese de
Doutorado, Departamento de Psicologia,
Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro). Recuperado de
http://gips.usuarios.rdc.pucrio.br/teses/
Juventude/riadoresdeimagensprodutoresdesubjetividade.
pdf.
Pasolini, P. P (1982) Caos. Crônicas
Políticas. São Paulo: Editora Brasiliense.
Pasolini, P. P. (1983) As últimas palavras
do herege. Entrevistas com Jean Duflot.
Brasiliense, São Paulo.