Adolescência e laço social contemporâneo: entre o gozo e a lei

Autores/as

  • Altair José dos Santos Universidade Federal de Goiânia

Palabras clave:

Adolescência, laço social, lei, gozo.

Resumen

A puberdade é constituída por uma realidade objetiva, por um corpo em transformação. Trata-se de um corpo estranho a exigir subjetivação e reconhecimento do adolescente e dos adultos à sua volta. Se na puberdade é essa realidade objetiva que se estabelece, na adolescência há uma realidade subjetiva que pulsa e exige objetivação na estranheza do corpo púbere. De modo geral, o escopo nessa reflexão é discutir acerca da subjetividade do adolescente e seus modos de laço social. Pretende-se especificamente, refletir acerca das condutas adolescentes ligadas ao que o discurso social nomeia por conflito com a lei.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Altair José dos Santos, Universidade Federal de Goiânia

Professor da Universidade Federal de Goiânia. Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise  – Núcleo de Goiânia. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Cómo citar

José dos Santos, A. (2013). Adolescência e laço social contemporâneo: entre o gozo e a lei. Revista De Psicologia, 3(2), 82–87. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/125

Número

Sección

Artigos