Adolescência e laço social contemporâneo: entre o gozo e a lei

Auteurs

  • Altair José dos Santos Universidade Federal de Goiânia

Mots-clés :

Adolescência, laço social, lei, gozo.

Résumé

A puberdade é constituída por uma realidade objetiva, por um corpo em transformação. Trata-se de um corpo estranho a exigir subjetivação e reconhecimento do adolescente e dos adultos à sua volta. Se na puberdade é essa realidade objetiva que se estabelece, na adolescência há uma realidade subjetiva que pulsa e exige objetivação na estranheza do corpo púbere. De modo geral, o escopo nessa reflexão é discutir acerca da subjetividade do adolescente e seus modos de laço social. Pretende-se especificamente, refletir acerca das condutas adolescentes ligadas ao que o discurso social nomeia por conflito com a lei.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Altair José dos Santos, Universidade Federal de Goiânia

Professor da Universidade Federal de Goiânia. Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise  – Núcleo de Goiânia. Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Téléchargements

Comment citer

José dos Santos, A. (2013). Adolescência e laço social contemporâneo: entre o gozo e a lei. Revista De Psicologia, 3(2), 82–87. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/125

Numéro

Rubrique

Artigos