O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento

Autores/as

  • Janailson Monteiro Clarindo Universidade Federal do Ceará
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Palabras clave:

Grupo, Ferramenta Cultural, Mediação Simbólica

Resumen

O objetivo principal deste artigo é discutir uma pesquisa que teve como propósito analisar o papel do grupo como ferramenta cultural no processo de construção do conhecimento a partir de sua relação com a ação mediada e suas propriedades, tendo por base a Psicologia Histórico-cultural. Foi feito um estudo de caso de tipo pesquisa-intervenção em uma turma de nono ano do ensino fundamental com adolescentes de ambos os sexos e idade média de 14 anos. A metodologia de oficina realizou-se com cinco encontros grupais com atividades variadas, sendo analisadas as dinâmicas e funcionamento grupais. A conclusão principal do estudo indica que o grupo pode funcionar como ferramenta cultural, ou seja, ele pode ser o instrumento psicológico que medeia a ação humana (a ação de seus integrantes) levando à construção do conhecimento por meio de seu domínio. Além disso, entende-se que o processo de facilitação do grupo pode fomentar uma experiência de aprendizagem mediada, criando assim um ambiente propício para o domínio de outros tipos de modo de mediação.

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Biografía del autor/a

Janailson Monteiro Clarindo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Psicologia pela UFC

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Doutora do Departamento de Psicologia. E-mail: verianac@gmail.com

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da UFC.

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Recebido em 20 de março de 2014.

Aprovado para publicação em 12 de julho de 2014.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Clarindo, J. M., & Colaço, V. de F. R. (2014). O papel do grupo na relação entre mediação e construção do conhecimento. Revista De Psicologia, 5(2), 85–95. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1478

Número

Sección

Artigos