O freudismo e a escola de Frankfurt: ensaio sobre a relação entre metapsicologia e teoria crítica

Autores/as

  • Emanuel Messias Aguiar de Castro Universidade Federal do Ceará.
  • Aluísio Ferreira de Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palabras clave:

Freudismo, Metapsicologia, Escola de Frankfurt.

Resumen

O ensaio que segue é fruto de uma pesquisa bibliográfica onde se pretende demarcar a relação da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt com a Psicanálise de Freud, em específico sua metapiscologia, aqui referida como freudismo. Para tanto, foi realizada uma minuciosa análise do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt enquanto marco epistemológico e não como produção individual de seus colaboradores. Um dos objetivos dessa proposta é compreender o que é comum nas várias faces do movimento frankfurtiano em relação ao saber freudiano, ou seja, identificar o freudismo da Teoria Crítica. Esse trabalho encontra-se dividido em três partes: 1) Uma breve introdução ao tema sugerido junto de algumas explicações sobre o procedimento de pesquisa que culminou neste ensaio; 2) Uma contextualização histórica dos eventos que levaram à aproximação entre freudismo e Escola de Frankfurt e, por fim; 3) A relação da Teoria Crítica com a psicanálise freudiana em seus aspectos filosóficos, sociocríticos e crítico cultural. Com isso, buscou-se identificar nessas grandes áreas os movimentos de sístole e diástoles que marcam a conflituosa relação entre materialismo histórico-dialético e freudismo, principalmente, por assumimos como premissa que a Teoria Crítica dialoga com a psicanálise de Freud tendo a metapsicologia como instrumento mediador. O intuito final desse trabalho não é validar ou contestar o movimento de aproximação entre o freudismo e marxismo, mas evocar a importância da Escola de Frankfurt para a Teoria Crítica e para a compreensão dos fenômenos que envolvem as relações sujeito-sociedade.

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Biografía del autor/a

Emanuel Messias Aguiar de Castro, Universidade Federal do Ceará.

Membro do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, Brasil. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará.

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da universidade Federal do Ceará (UFC). Lider do Paralaxe: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica.

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Recebido em 11 de outubro de 2014.

Aprovado para publicação em 6 de dezembro de 2014.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

de Castro, E. M. A., & de Lima, A. F. (2014). O freudismo e a escola de Frankfurt: ensaio sobre a relação entre metapsicologia e teoria crítica. Revista De Psicologia, 5(2), 108–123. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1480

Número

Sección

Artigos