A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais
Palabras clave:
Transição acadêmica, ensino médio, vida universitária, mudanças comportamentais, fatores de evasão.Resumen
A entrada na Universidade para muitos jovens é marcada por uma fase de transição caracterizada por diversas mudanças que interferem em seu desenvolvimento psicossocial, além do profissional. O presente trabalho teve como objetivo a análise dos fatores que influenciaram na adaptação do aluno, egresso do ensino médio, à vida universitária, bem como a identificação das mudanças comportamentais ocorridas em função desse processo de transição acadêmica. O estudo foi realizado através de entrevistas semi-estrutadas com 8 estudantes pertencentes a diferentes cursos. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo e categorizados em dois segmentos: Fatores que Influenciaram na Adaptação e Mudanças Comportamentais. Os resultados indicaram o destaque de sete categorias para o primeiro bloco – Infraestrutura; Informação sobre a Universidade e o curso; Fatores Externo à Universidade; Aspectos Organizacionais; Material de Estudo; Vínculos e Professores – e quatro categorias para o segundo bloco - Aspectos pessoais; Organização pessoal para o estudo; Tempo e Sintomas. O estudo contribui para pontuar as dificuldades encontradas pelos alunos ingressantes no contexto da universidade e proporcionou melhor compreensão sobre a transição acadêmica.
Descargas
Citas
Almeida, L. S. & Cruz, J. F. A. (2010). Transição
e Adaptação Académica: reflexões
em torno dos alunos do 1º ano da Universidade
do Minho. In: Ensino Superior em
Mudança: Tensões e Possibilidades. UM.
CIEd. Actas do Congresso Ibérico, Braga,
Portugal.
Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, J.
A. (2000). Transição e adaptação à Universidade:
Apresentação do Questionário
de Vivências Académicas. Psicologia, Braga,
(2), 189-208.
Azevedo, A. & Faria, L. (2003). Transição
para o ensino superior: Estudo Preliminar
de um Questionário de Experiências
de Transição Académica. Fases, Porto,
(2).
Bauer, M. & Gaskell, G.(2000). Pesquisa
qualitativa com texto, imagem e som: um
manual prático. Rio de janeiro: Petrópolis
Ed. Vozes.
Castanho, S. E. M. (2000). Educação superior
do séc. XXI: discussão de uma proposta.
Caxambu: ANPED.
Coulon, A. (2008). A condição de estudante:
a entrada na vida universitária. Salvador,
EDUFBA
Cunha, S. M. & Carrilho, D. M. (2005). O
processo de adaptação ao ensino superior
e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar
e Educacional, Campinas, 9(2), 215-
Dellagnelo, E. & Silva, R. C. (2005). Análise
de conteúdo e sua aplicação em pesquisa
em administração. Rio de Janeiro. FGV.
Igue, É. A.; Bariane, I. C. D. & Milanesi,
P. V. B. (2008). Vivência acadêmica e expectativas
de universitários ingressantes
e concluinte. Psico USF. Itatiba, 13(2),
-164.
Papalia, D. & Olds, S. Desenvolvimento humano.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul.
Teixeira, M. A. P.; Dias, A. C. G.; Wothich,
S. H. & Oliveira, A. M (2008). Adaptação
à universidade em jovens calouros. Psicologia
Escolar e Educacional, Campinas,
(1), m 185- 202