Concepções sobre a Memória: pesquisa com crianças da educação infantil // Conceptions about Memory: research with early childhood education children
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.7Palabras clave:
Memória mediada; educação infantil; teoria histórico-culturalResumen
Apresentam-se resultados de pesquisa-intervenção e exploratória sobre a “memória mediada” (segundo a Teoria Histórico-cultural) com os objetivos de analisar (i)concepções de crianças sobre a memória e (ii)possíveis efeitos do uso de instrumento de mediação no contexto educacional. Foi realizada com 34 crianças de dois grupos de Educação Infantil, de 4 a 5 anos, e em duas etapas. Iniciou-se com o Agrupamento III-A com atividades remotas, disponibilizando-se, semanalmente, instrumento semiótico para mediação da memória. Após essa etapa, foram feitas entrevistas individuais com 14 crianças do Agrupamento III-A e Agrupamento III-B, com 10 perguntas de dois tipos: conceituais/genéricas e referentes a situações-problema, vividas por personagens fictícios. Após transcrição, as respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas, permitindo identificar (i)dificuldades das crianças para lidarem com perguntas mais genéricas/conceituais e um modo mais elaborado para lidarem com situações-problema; (ii)apenas crianças que participaram da etapa 1 sugerem o uso de instrumentos mediadores (calendário e lista); (iii)indícios de efeitos da pesquisa sobre modos de as crianças pensarem sobre a memória. Espera-se que o trabalho sirva de inspiração para outras pesquisas, sobretudo feitas em períodos de normalidade da vida escolar, com as quais seja possível avançar nos conhecimentos produzidos.
Descargas
Citas
atividades literárias: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. [Tese de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/137813/andrade_lo_me_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Beppu, E.A.T. (2011) O desenvolvimento da memória cultural na compreensão da psicologia
histórico-cultural: contribuições para os processos de aprendizagem e desenvolvimento.
[Tese de Mestrado Universidade Estadual de Maringá, Maringá] http://repositorio.uem.br:8080/jspui/bitstream/1/3057/1/000202985.pdf
Góes, M.S., Costa, M.C.M.(2018) Mediação pedagógica e memória mediada: Contribuições para o processo de apropriação da linguagem escrita. Pró-Discente, 24(2), pp. 14 https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/22927
Maestrelli, S. A., Ferrari, N., Schroeder, E. (2009). construção dos conceitos científicos em aulas de ciências: contribuições da teoria histórico-cultural do desenvolvimento. VII ENPEC Forianópolis, SC, 7, 2009. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2089539/mod_resource/content/1/Schroeder%20et%20al%20Vygotsky.pdf
Maluf, M. R.., Mozzer, G. N. D. S. (2000). Operações com signos em crianças de 5 a 7 anos. Psicologia: teoria e pesquisa, 16(1), 63-69.
https://www.scielo.br/j/ptp/a/jVcXjWz89rnfhYnfg47DMrh/?format=pdf&lang=pt
Vygotsky, L. S., LURIA, A. R. (1996). Estudos Sobre a História do Comportamento-Símios.Homem Primitivo e Criança. Trad. Lódio Lourenço de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas.
Vygotski, L. S. (1995). Obras Escogidas. Volume III. Madrid: Visor.
Vygotski, L. S. (1995). Obras Escogidas. Volume IV. Madrid: Visor.
Vigotski, L. S. (1996). Sobre os Sistemas Psicológicos. (Berliner, C. Trad.). In: Vigotski, L. S., Teoria e método em psicologia, (pp. 103-135). São Paulo: Martins Fontes. (Publicado Originalmente em 1930).