Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade
Resumen
Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética.Descargas
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Cómo citar
Pascual, J. G. (2013). Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade. Revista De Psicologia, 4(1), 52–62. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/790
Número
Sección
Artigos