Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade

Auteurs

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará

Résumé

Pesquisas, práticas docentes e reflexões pessoais realizadas durante os últimos anos dão ensejo a este trabalho que mostra as fraturas encontradas na prática docente-discente na universidade. As fraturas revelam a distância significativa entre a qualificação teórica dos professores universitários - na sua maioria doutores - e os resultados que apresentam as avaliações que seus alunos obtêm no ENADE. Tal fenda se deve, em parte, à falta de preparação pedagógica dos professores. O texto traz reflexões sobre três temas, que embora diferentes, são complementares, a saber: a) o mal-estar na educação contemporânea, b) as vicissitudes dos sujeitos envolvidos no ensino e na aprendizagem (professores e alunos) e c) tramas no ensino superior entre distúrbios, dificuldades e problemas de aprendizagem. Ciente da responsabilidade que nos outorga a profissão do magistério, os temas tratados no texto estão balizados na reflexão, na epistemologia e na ética, procurando que a prática docente seja cientificamente excelente, intelectualmente reflexiva, socialmente comprometida e moralmente ética.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFC.Doutor em Educação.

Téléchargements

Comment citer

Pascual, J. G. (2013). Sujeitos da aprendizagem e tramas do ensino na contemporaneidade. Revista De Psicologia, 4(1), 52–62. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/790

Numéro

Rubrique

Artigos