Projeto ELABORar: uma experiência de intervenção junto a trabalhadores da Universidade Federal do Ceará
Palabras clave:
Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal, promoção à saúde, trabalho, intervenção, clínica da atividadeResumen
O artigo relata uma experiência de intervenção realizada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Fundamentada na Clínica da Atividade, caracteriza-se como uma ação de promoção à saúde, conforme a Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal. Participaram servidores técnico-administrativos que atuavam como secretários de cursos de graduação, pós-graduação, departamentos acadêmicos e com os docentes que chefiavam tais setores. A intervenção compreendeu três etapas:construção de análises e propostas de transformação, elaboração de um plano de ação e acompanhamento da implementação deste planejamento. Considerando a metodologia histórico-desenvolvimentista, foram utilizados a instrução ao sósia e a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho. Os trabalhadores identificaram problemáticas como: falhas na prescrição das atividades, dificuldades na relação com os colegas e com as chefias e debilidades nas condições de trabalho. Foram construídas propostas de transformação dos contextos laborais, assim como foi delineado um planejamento para sua execução. Concluiu-se que é imprescindível a criação de espaços de diálogo entre os servidores e a ampliação da interlocução destes com suas chefias imediatas, bem como um maior cuidado com a atualização das formas de prescrição e com a circulação de informações dentro da instituição.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
Pinheiro, F. P. H. A., Silva, G. C., Taissuke, A. S. de N., & Braz de Aquino, C. A. (2014). Projeto ELABORar: uma experiência de intervenção junto a trabalhadores da Universidade Federal do Ceará. Revista De Psicologia, 4(2), 103–113. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/809
Número
Sección
Artigos