Inclusão de jovens de escola pública na universidade pública

Autores/as

  • Jesus Garcia Pascual Universidade Federal do Ceará
  • Áurea Júlia de Abreu Costa Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Inclusão, jovens, universidade pública, escola pública.

Resumen

O texto mostra que inclusão minora desafios para jovens na escola pública. O trabalho decorre de pesquisa que investigou desenvolvimento de estruturas cognitivas como instrumentos psicológicos na aprendizagem de conhecimentos específicos. A análise das respostas centrou aspectos qualitativos identificando estruturas cognitivas utilizadas para solucionar os problemas nas provas piagetianas. Os candidatos usaram estruturas cognitivas formais. O texto mostra aspectos que os cursinhos devem incorporar as práticas pedagógicas que equilibrem conhecimentos específicos das disciplinas e reflexão sobre os destinos sociais da ciência; partilhar com a psicologia avaliação e desenvolvimento de estruturas da inteligência dos estudantes e promover seu desenvolvimento pessoal, isto é: inclusão cognitivo-afetivo-social!

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Biografía del autor/a

Jesus Garcia Pascual, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Curso de Mestrado em Psicologia.

Publicado

2011-07-01

Cómo citar

Pascual, J. G., & Costa, Áurea J. de A. (2011). Inclusão de jovens de escola pública na universidade pública. Revista De Psicologia, 2(2), 139–147. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/95

Número

Sección

Artigos