Uso e desenvolvimento de tecnologias para o ensino apresentados em pesquisas de enfermagem
Keywords:
Educação em Enfermagem, Inovação, Tecnologia Educacional.Abstract
Objetivo: caracterizar as tecnologias para o ensino utilizadas ou desenvolvidas nas dissertações e teses de enfermagem do Brasil. Métodos: pesquisa documental, que teve como fonte de coleta de dados os catálogos de teses e dissertações disponíveis no sítio da Associação Brasileira de Enfermagem, do Volume XIX (2001) ao Volume XXI (2013). Resultados: de 6346 estudos, 18 (0,28%) utilizaram ou desenvolveram tecnologias para o ensino, compondo as categorias: uso de mapa conceitual; uso de jogos; desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem; desenvolvimento de material educativo; desenvolvimento de curso de Educação à Distância; e desenvolvimento de artefato. Conclusão: as pesquisas nacionais acerca do desenvolvimento e do uso de tecnologias para o ensino na enfermagem ainda são uma lacuna existente, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. Destacou-se os múltiplos benefícios da utilização de tecnologias nos ambientes de ensino e aprendizagem da enfermagem, tanto com estudantes e profissionais, quanto com os pacientes.Downloads
Published
2015-06-28
How to Cite
Salvador, P. T. C. de O., Rodrigues, C. C. F. M., Lima, K. Y. N. de, Alves, K. Y. A., & Santos, V. E. P. (2015). Uso e desenvolvimento de tecnologias para o ensino apresentados em pesquisas de enfermagem. Rev Rene, 16(3). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2821
Issue
Section
Research Article