Ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem

Rafaella Guilherme Gonçalves, Bruna Ruselly Dantas Silveira, Wanesca Caroline Pereira, Lucas Batista Ferreira, Ana Angélica Rego de Queiroz, Rejane Maria Paiva de Menezes

Resumo


Objetivo: identificar o ensino dos cuidados paliativos na graduação de enfermagem. Métodos: scoping review, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Banco de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Resultados: foram incluídos 17 artigos. O conteúdo sobre os cuidados paliativos está presente no ensino, principalmente através de disciplinas eletivas, mas também em disciplinas obrigatórias e por meio de projetos de extensão. Nos países desenvolvidos são utilizadas estratégias de simulação, imersão/experiência clínica e da aprendizagem baseada em problemas. Conclusão: foram identificadas evidências da presença dos cuidados paliativos no ensino, sobretudo nas disciplinas eletivas, cuja abordagem ocorre mais no âmbito teórico aliado às experiências práticas. 


Palavras-chave


Cuidados Paliativos; Ensino; Enfermagem; Formação Profissional; Instituições de Ensino Superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20192039554

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