Infecção urinária em Unidade de Terapia Intensiva: um indicador de processo para prevenção

Authors

  • Mayra Gonçalves Menegueti
  • Maria Auxiliadora Martins
  • Silvia Rita Marin da Silva Canini
  • Aníbal Basile Filho
  • Ana Maria Laus

Keywords:

Cateterismo Urinário, Infecção Urinária, Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Unidades de Terapia Intensiva.

Abstract

Estudo descritivo com objetivo de avaliar os fatores predisponentes para ocorrência de Infecção do Trato Urinário em pacientes críticos internados em uma unidade de terapia intensiva. Utilizou-se um indicador de avaliação das condições de manutenção do cateterismo vesical de demora, constituído por cinco componentes. A coleta de dados ocorreu no período de julho a agosto de 2007, diariamente por meio de observações diretas. Das 471 observações realizadas o componente posicionamento da bolsa coletora obteve 100% de adequação, sistema de drenagem fechado 99%, fluxo urinário desobstruído 96%, volume de urina abaixo de dois terços do nível da bolsa coletora 96% e fixação da sonda vesical foi atendida em apenas 7% comprometendo o indicador avaliado. Os indicadores de processo são ferramentas úteis para a prevenção de controle de infecção, uma vez que permitem avaliações sistemáticas das intervenções e consequentemente proposições de estratégias educativas melhor estruturadas.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120003000016

Published

2012-06-22

How to Cite

Menegueti, M. G., Martins, M. A., Canini, S. R. M. da S., Basile Filho, A., & Laus, A. M. (2012). Infecção urinária em Unidade de Terapia Intensiva: um indicador de processo para prevenção. Rev Rene, 13(3). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3998

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)