Efeitos de intervenção educativa no conhecimento e atitude sobre detecção precoce do câncer de mama

Pricilla Cândido Alves, Iarlla Silva Ferreira, Míria Conceição Lavinas Santos, Adrielle Oliveira Azevedo de Almeida, Ana Fátima Carvalho Fernandes

Resumo


Objetivo: comparar conhecimento e atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama, antes e após aplicação de intervenção educativa. Métodos: estudo quase-experimental, realizado com 91 mulheres. Através da aplicação de intervenção educativa, as mulheres foram divididas em quatro grupos de educação em saúde. O material educativo utilizado foi um folder informativo sobre detecção precoce do câncer de mama, associado à técnica de entrevista motivacional breve. Resultados: a intervenção educativa associada à entrevista motivacional breve promoveu aumento da adequação do conhecimento (p=0,001) e da atitude (p=0,007). Conclusão: a intervenção educativa foi capaz de elevar o percentual de adequabilidade do conhecimento e da atitude de mulheres em relação à detecção precoce do câncer de mama.


Palavras-chave


Conhecimento; Atitude; Neoplasias da Mama; Prevenção Secundária; Entrevista Motivacional.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20192040765

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/

Marca ABEC Completa