Instalações sanitárias, equipamentos e áreas de circulação em hospitais: adequações aos deficientes físicos

Authors

  • Antonia Eliana de Araújo Aragão
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca
  • Kátia Nêyla de Freitas Macêdo
  • Paulo César de Almeida

Keywords:

Pessoas portadoras de deficiência, Acesso aos Serviços de Saúde, Estruturas de acesso, Defesa das pessoas com deficiência.

Abstract

Estudo descritivo que objetiva verificar se os hospitais de sobral, ceará, apresentam condições adequadas de instalações sanitárias, espaços em auditórios, elevadores, rotas de fuga e estacionamentos que atendam às necessidades do portador de deficiência física, apoiado na NBR 9050 da ABNT com instrumento tipo cheque- lista. dados coletados em maio de 2004. a amostra foi constituída pelos quatro hospitais existentes. dois hospitais possuem instalações sanitárias, compostas por aparelho sanitário e lavabo adaptado. em nenhum há vestiários e banheiros acessíveis. inexistem elevadores, rotas de fuga e estacionamento demarcados e sinalização de acessibilidade. evidencia-se a necessidade de cumprir os padrões legais em busca da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência física.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2008000100005

Published

2008-02-02

How to Cite

Aragão, A. E. de A., Pagliuca, L. M. F., Macêdo, K. N. de F., & Almeida, P. C. de. (2008). Instalações sanitárias, equipamentos e áreas de circulação em hospitais: adequações aos deficientes físicos. Rev Rene, 9(1). Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4975

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>