Assistência domiciliária de enfermagem: percepção da família

Autores/as

  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca
  • Rosane Arruda Dantas
  • Paulo César de Sousa Batista

Palabras clave:

Assistência Domiciliar, Serviços de Enfermagem, Família.

Resumen

É importante conhecer a percepção do familiar responsável por pacientes atendidos em assistência domiciliária. Desta forma, objetivou-se caracterizar clientes e familiares, usuários do sistema de internação domiciliar e identificar os fatores que influenciam no grau de satisfação dessa clientela. Pesquisa descritiva transversal que visa retratar a satisfação de 21 familiares responsáveis por pacientes de uma empresa de atendimento domiciliário do sistema privado de saúde em Fortaleza. Entre os familiares predominou sexo feminino (28,5%), filhas (28,5%) esposas (28,5%), 3º grau completo (52,4%) e idade entre28 e 38 anos (33,3%). Em relação aos pacientes assistidos: sexo masculino (52%), com idade entre 71 e 93 anos (11%), 2ºgrau completo (38%) e de um a dois anos de internamento. Dos familiares, 62% estavam satisfeitos com o serviço. Quanto às restrições, foram tempo, número de visitas e comportamento dos profissionais. O atendimento domiciliário demonstra ser uma boa opção para os casos com indicação.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2008000300003

Publicado

2008-06-10

Cómo citar

Pagliuca, L. M. F., Dantas, R. A., & Batista, P. C. de S. (2008). Assistência domiciliária de enfermagem: percepção da família. Rev Rene, 9(3). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5027

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>