Cuidado de enfermagem ao neonato sob fototerapia: a visão do discente no campo de prática
Keywords:
Fototerapia, Ensino, Recém-nascido.Abstract
Objetivamos comparar o conteúdo teórico ministrado em sala de aula com a prática discente no cuidado ao neonato sob fototerapia e avaliar o envolvimento discente no cuidado ao neonato sob fototerapia na primeira experiência de prática hospitalar. Realizado de outubro a dezembro/2003 numa instituição pública de Fortaleza-CE, com graduandos do 4º semestre da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar I (criança e adolescente) da Universidade Federal do Ceará. Os passos percorridos envolveram uma aula teórica com a temática: Fototerapia e os cuidados de enfermagem ao neonato e, vivência em campo de prática. Utilizamos como estratégia exposição dialogada, dinâmicas e questionário contemplando os objetivos propostos. Os resultados revelaram que existe correlação da teoria com a prática; o aluno se enternece ante a fragilidade do neonato sob fototerapia e a metodologia foi viável contribuindo para o fazer crítico-reflexivo dos discentes considerando o ser humano como o centro de convergência do cuidado humanizado de Enfermagem.
DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050001000011