Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde

Autores/as

  • Sandra Beatris Diniz Ebling
  • Elza Maria Fonseca Falkemback
  • Vera Lúcia Oliveira Gomes
  • Marciele Moreira da Silva
  • Silvana de Oliveira Silva

Palabras clave:

Educação em Saúde, Trabalho Feminino, Gênero e Saúde.

Resumen

Objetivou-se compreender as concepções de mulheres assentadas em relação à educação em saúde, com foco na saúde da mulher, procurando apreender questões de gênero. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, realizada em um Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu em 2011, por meio de entrevista semiestruturada, com nove mulheres, entre 35 e 60 anos residentes do assentamento. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise temática. Existe uma multiplicidade de opiniões, crenças, sentimentos, uma vez que as concepções de educação em saúde das assentadas estão pautadas na valorização de práticas educativas mais sensíveis as suas necessidades e que transcendam a dimensão reprodutiva. Portanto, as particularidades e diversidades que rodeia o mundo das assentadas precisam ser consideradas no planejamento das ações em saúde.

Publicado

2014-08-20

Cómo citar

Ebling, S. B. D., Falkemback, E. M. F., Gomes, V. L. O., Silva, M. M. da, & Silva, S. de O. (2014). Concepções de mulheres de um assentamento rural acerca da educação em saúde. Rev Rene, 15(4). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/1102

Número

Sección

Research Article

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