Adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência: representações sobre deficiência

Autores/as

  • Fabiana Paulino Alves
  • Inácia Sátiro Xavier de França
  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa
  • Maria Emília Limeira Lopes
  • Rosilene Santos Baptista

Palabras clave:

Deficiência, Adolescente, Violência.

Resumen

Objetivou-se compreender as representações sobre deficiência de adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência. Tratou-se de pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa, realizada nas UBSF de Campina Grande, período outubro de 2011 a fevereiro de 2012. No universo de treze sujeitos, nove se constituíram a amostra. Utilizou-se como instrumentos formulário e roteiro de entrevista semiestruturada. Nas entrevistas utilizou-se a Análise de Conteúdo Categorial Temático pautado na Teoria das Representações Sociais. Nos resultados, três categorias enunciaram-se: representações sobre a deficiência a partir das alterações anatomofuncional; representações dos sentimentos vivenciados com a deficiência e ausência da representação do termo deficiência. A deficiência física adquirida na adolescência ou juventude em decorrência da violência traz marca indelével, representando dificuldades e limitações biopsicossociais, comprometendo a qualidade de vida.

Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Alves, F. P., França, I. S. X. de, Costa, G. M. C., Lopes, M. E. L., & Baptista, R. S. (2013). Adolescentes e jovens com deficiência física adquirida por violência: representações sobre deficiência. Rev Rene, 14(3). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3498

Número

Sección

Research Article

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