Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica

Autores/as

  • Claudinei josé Gomes Campos
  • Fernanda Ribeiro Sobral

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Superior, Educação em Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica.

Resumen

Objetivou-se apresentar o relato de experiência sobre o uso da estratégia problematizadora no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica desenvolvida na graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Adotou-se como método do estudo as observações assistemáticas e avaliações das produções teóricas desenvolvidas pelos alunos, no primeiro semestre de 2012. Entende-se que a mudança na educação dos enfermeiros deveria seguir um novo paradigma que reoriente as relações entre profissionais e comunidade, e que direcione as ações de saúde atendendo as reais necessidades da população. Apesar das dificuldades identificadas, verificou-se que a utilização desta estratégia de aprendizado pode trazer benefícios e contribuições ao ensino da enfermagem psiquiátrica.

Publicado

2013-10-19

Cómo citar

Campos, C. josé G., & Sobral, F. R. (2013). Estratégia problematizadora: relato de experiência na disciplina processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica. Rev Rene, 14(5). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3647

Número

Sección

Experience Report

Artículos más leídos del mismo autor/a