Percepção dos profissionais de saúde sobre o trabalho interdisciplinar nas estratégias educativas em diabetes
Palabras clave:
Educação em Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Diabetes Mellitus, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem.Resumen
Objetivou-se analisar a percepção dos profissionais de saúde sobre as estratégias educativas em diabetes realizadas por equipe interdisciplinar na atenção primária. Um total de doze profissionais de saúde inseridos em unidades básicas, Belo Horizonte-MG, março-abril, 2011, participaram dos grupos focais objetivando problematizar a experiência do trabalho interdisciplinar na prática educativa e os fatores que agem como facilitadores ou barreiras para a efetividade da educação em diabetes. Os resultados foram organizados a partir da identificação das categorias: 1) Questões relacionadas e/ou atribuídas à própria clientela, 2) Capacitação profissional; 3) Trabalho multidisciplinar e 4) Planejamento das ações educativas. O estudo mostra a importância de se planejar e avaliar as práticas educativas, a inserção do trabalho interdisciplinar nas intervenções como forma a estabelecer estratégias de promoção, prevenção e controle da doença.