Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041341

Palabras clave:

Parto; Enfermagem Obstétrica; Tecnologia Educacional; Promoção da Saúde.

Resumen

Objetivo: avaliar os efeitos de vídeo educativo sobre o conhecimento, a atitude e a prática de gestantes para o parto ativo. Métodos: estudo quase experimental, desenvolvido em dez unidades básicas de saúde da família, com 167 gestantes no último trimestre, por meio de instrumento construído e validado para levantamento do conhecimento, da atitude e prática. No Grupo Intervenção, a investigação foi aplicada, acompanhada de sessão educativa, com exposição de vídeo. Para o Grupo Controle, a investigação e a consulta pré-natal de rotina foram aplicadas. Resultados: o Grupo Intervenção apresentou maior adequação em conhecimento, atitude e prática, com estatísticas significativas em todas as variáveis, destacando a influência do vídeo educativo para o parto ativo. Conclusão: o uso de vídeo educativo se destacou positivamente como tecnologia educacional para conhecimento, atitude e prática de gestantes em relação ao parto ativo.

Citas

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Publicado

2019-09-10

Cómo citar

Andrade, I. S., Castro, R. C. M. B., Moreira, K. de A. P., Santos, C. P. R. S. dos, & Fernandes, A. F. C. (2019). Efeitos de tecnologia no conhecimento, atitude e prática de gestantes para o parto. Rev Rene, 20, e41341. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192041341

Número

Sección

Research Article

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