Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes

Autores/as

  • Kelanne Lima da Silva
  • Ilya de Fátima Ruiz Vasconcelos Izidoro
  • Carlos Colares Maia
  • Tanara Távora Sobreira

Palabras clave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Adolescente, Anticoncepcionais.

Resumen

Objetivou-se descrever estratégias educativas em saúde abordando-se métodos contraceptivos com 20 adolescentes de 12 a 15 anos de idade, da 7ª série de uma escola pública de Fortaleza, em novembro de 2007. A metodologia participativa do tipo relato de experiência foi utilizada durante as práticas educativas, com uma média de 150 minutos. Os adolescentes foram divididos em quatro subgrupos interagindo-se em rodízio. Os métodos explorados foram: tabelinha, vasectomia, laqueadura, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma, camisinhas masculina e feminina e anticoncepcional oral. Cada método foi explicado através de materiais como cartazes, bexigas, ilustrações e amarelinha com posterior questionamento aos grupos. Verificou-se déficit de conhecimento sobre anatomia e fisiologia, acarretando dúvidas acerca de alguns métodos. A camisinha masculina foi o método mais popular, a feminina, o DIU e o diafragma, demonstraram serem os métodos com menos esclarecimentos. A participação do enfermeiro na escola facilita o aprendizado de novos conhecimentos para o adolescente.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000018

Publicado

2009-02-21

Cómo citar

Silva, K. L. da, Izidoro, I. de F. R. V., Maia, C. C., & Sobreira, T. T. (2009). Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes. Rev Rene, 10(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751

Número

Sección

Experience Report

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