Visão subnormal: percepção do estudante de enfermagem

Autores/as

  • Maria Vera Lúcia M. Leitão Cardoso
  • Zaíra Araújo Simas

Palabras clave:

Visão subnormal, Pediatria, Família.

Resumen

Dentro da problemática da visão encontramos os portadores de visão subnormal, que geralmente são considerados e tratados como cegos. Este estudo é do tipo descritivo – exploratório e objetivou identificar o nível de conhecimento do aluno de enfermagem sobre a assistência de enfermagem à criança com visão subnormal. A amostra constou de 13 alunos do curso de Graduação em Enfermagem da UFC. Para a aquisição de dados desenvolvemos um curso com carga horária de 12 horas, no qual utilizamos um questionário do pré e pós-teste. O conhecimento dos alunos no pré-teste demonstrou ausência ou pouco enfoque da temática na graduação, o pós-teste permitiu identificar o importante acréscimo teórico. Quanto à atuação do enfermeiro com a criança com visão subnormal e sua família as respostas foram compiladas em categorias a saber: educador, socialização, agente de ajuda nas limitações, agente de prevenção e atuação limitada. Os alunos adquiriram novos conhecimentos na área da Saúde Ocular, favorecendo a uma melhor participação teórico-prática no cuidar em enfermagem.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000001000014

Publicado

2000-02-07

Cómo citar

Cardoso, M. V. L. M. L., & Simas, Z. A. (2000). Visão subnormal: percepção do estudante de enfermagem. Rev Rene, 1(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5925

Número

Sección

Research Article

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