Acesso à rede de atenção por crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371313

Palabras clave:

Acesso aos Serviços de Saúde; Pessoas com Deficiência; Saúde da Criança; Saúde do Adolescente.

Resumen

Objetivo: compreender o acesso à rede de atenção de crianças e adolescentes com necessidades especiais na perspectiva de profissionais. Métodos: estudo qualitativo realizado em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com representação por meio da nuvem de palavras. Participaram da pesquisa 11 profissionais que atuam na assistência à saúde e educação especial. Resultados: na perspectiva dos profissionais, o acesso à rede de atenção de crianças e adolescentes advém dos atendimentos e da educação especial oferecidos pela Associação. Os participantes evidenciaram as dificuldades de acesso de crianças e adolescentes aos serviços de saúde e à diversidade de atividades utilizadas para que elas possam socializar, interagir e formar vínculo. Conclusão: o acesso de crianças e adolescentes à rede de atenção ocorre por meio dos serviços da Associação, representados pela clínica para os cuidados de saúde e da escola para o desenvolvimento e inclusão social.

Citas

Góes FGB, Cabral IE. Discourses on discharge care for children with special healthcare needs. Rev Bras Enferm. 2017; 70(1):154-61. doi: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0248

Monnerat CP, Silva LF, Souza DK, Aguiar RCB, Cursino EG, Pacheco STA. Health education strategy with family members of children in continuous medication. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [cited Jan 19, 2021]; 10(11):3814-22. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11461

Precce ML, Moraes JRMM, Pacheco STA, Silva LF, Conceição DS, Rodrigues EC. Educational demands of families of children with special health care needs in the transition from hospital to home. Rev Bras Enferm. 2020; 73(Suppl 4):e20190156. doi: https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0156

Nunes CK, Olschowsky A, Silva AB, Kantorski LP, Coimbra VCC. Mental health in children and adolescents: vision of the professionals on challenges and possibilities in building up intersectoral networks. Rev Gaúcha Enferm. 2019; 40:e20180432. doi: https://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180432

Chavez GM, Rennó HMS, Viegas SMF. The inter-relation of demand and accessibility in the Family Health Strategy. Physis Rev Saúde Coletiva. 2020; 30(3):300-20. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300320

Neves ET, Okido ACC, Buboltz FL, Santos RP, Lima RAG. Accessibility of children with special health needs to the health care network. Rev Bras Enferm. 2019; 72(Supl 3):65-71. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0899

Silveira A, Alves BTG, Elauterio MP, Silva FO, Costa YS, Souza NS. Development of children and teenagers with special health needs. Rev Cont Saúde [Internet]. 2020 [cited Jan 19, 2021]; 20(38):185-90. Available from: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/10006

Nascimento LCN, Souza TV, Oliveira ICS, Moraes JRMM, Aguiar RCB, Silva LF. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Rev Bras Enferm. 2018; 71(1):228-33. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0616

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

Prais JLS, Rosa VF. Clouds word and conceptual map: strategies and technological resources in pedagogical practice. Rev Nuances. 2017; 28(1):201-19. doi: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4833

Lima H, Oliveira D, Bertoldo C, Neves ET. (De)constitution of the healthcare network of children/adolescents with special health care needs. 2021; Rev Enferm UFSM. 11:e40. doi: https://doi.org/10.5902/2179769248104

Nóbrega VM, Silva MEA, Fernandes LTB, Viera CS, Reichert APS, Collet N. Chronic disease in childhood and adolescence: continuity of care in the Health Care Network. Rev Esc Enferm USP. 2017; 51:e03226. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016042503226

Silva RMM, Toso BRGO, Neves ET, Moura CB, Viera CS. Longitudinality in child health care in the context of primary care. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017 [cited Jan 25, 2021]; 11(5):1909-17. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23340

Silveira A, Nicorena BPB. Speaking map of children with special needs in the voice of mothers caregivers. Rev Cont Saúde [Internet]. 2020 [cited Jan 21, 2021]; 20(40):181-8. Available from: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoesaude/article/view/10654

Luz RO, Pieszak GM, Arrué AM, Gomes GC, Neves ET, Rodrigues AP. Therapeutic itinerary of families of children with special health needs. Rev Rene. 2019; 20:e33937. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192033937

Oliveira SM, Gomes GC, Xavier DM, Pintanel AC, Montesó MP, Rocha LP. Contexts of care for children/adolescents with diabetes mellitus: a socio-environmental approach. Aquichan. 2018; 18(1):69-79. doi: https://doi.org/10.5294/aqui.2018.18.1.7

Huang L, Freed GL, Dalziel K. Children with special health care needs: how special are their health care needs? Acad Pediatr. 2020; 20(8):1109-15. doi: https://doi.org/10.1016/j.acap.2020.01.007

Ferreira T, Falcão A, Oliveira A, Rolim RO, Pereira V. Intervenção precoce e a participação da família: relato de profissionais de APAES. Rev Educ Esp. 2019; 32:1-20. doi: https://doi.org/10.5902/1984686X31866

Resende DCP. A importância da ludicidade na educação especial inclusive. Pedag Ação [Internet]. 2018 [cited Aug 2, 2021]; 10(2):71-82. Available from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/16845

Roman SB, Dworkin PH, Dickinson P, Rogers SC. Analysis of care coordination needs for families of children with special health care needs. J Dev Behav Pediatr. 2020; 41(1):58-64. doi: https://doi.org/10.1097/DBP.0000000000000734

Publicado

2022-01-05

Cómo citar

Bueno, T. de V., Silveira, A. da, Centenaro, A. P. F. C., Cabral, F. B., & Costa, M. C. da. (2022). Acesso à rede de atenção por crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Rev Rene, 23, e71313. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371313

Número

Sección

Research Article