Concepções maternas acerca do ensino remoto para crianças com transtorno do espectro autista na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20242593461

Palabras clave:

Educação; Mães; Transtorno do Espectro Autista; Pandemia; COVID-19.

Resumen

Objetivo: compreender as dificuldades do ensino remoto para crianças com autismo a partir dos discursos maternos. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 22 mães de uma associação. A estratégia para gerar os dados envolveu dinâmicas participativas por meio da Técnica do Gibi. O referencial da análise de discurso de linha francesa foi adotado para análise do material. Resultados: a dificuldade do sistema educacional em lidar com as singularidades das crianças com autismo foi a realidade desde o ingresso na escola, e a pandemia acentuou a exclusão. Não houve adaptação ao ensino remoto, e as mães optaram em retirá-las da escola. A saída das crianças foi ignorada por professores e direção, e as escolas não assumiram a responsabilidade em benefício dessa população. Conclusão: o sistema educacional foi considerado ineficiente para atender às demandas dessas crianças durante a pandemia. A ausência de atividades educacionais foi responsável pelo desgaste mental e emocional para díade mãe/filho e pela regressão nas habilidades e nos comportamentos das crianças. Contribuições para a prática: as narrativas maternas devem ser consideradas e abordadas pelos profissionais da educação, para elaboração de protocolos de educação especial, para direcionar e otimizar as práticas educativas em situações de emergências de saúde pública.

Citas

Dal Pai J, Wolff CG, Aranchipe CS, Kepler CK, Santos GA, Canton LAL, et al. COVID-19 pandemic and autism spectrum disorder, consequences to children and adolescents — a systematic review. Rev J Autism Dev Disord. 2022;23:1-26. doi: https://doi.org/10.1007/s40489-022-00344-4

Daulay N. Home education for children with autism spectrum disorder during the COVID-19 pandemic: Indonesian mothers experience. Res Dev Disabil. 2021;114:103954. https://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2021.103954

Bonilla-del-río M, Calero MLS. Inclusión educativa en tiempos de COVID-19: uso de redes sociales en personas con discapacidad intelectual. Rev Ibero-am Educ Dist. 2022;25(1):141-61. doi: https://doi.org/10.5944/ried.25.1.30875

Dogan S, Sahin CH, Ergenekon Y. Views and experiences of individuals with autism spectrum disorder and their mothers during the COVID-19 pandemic. Int J Dev Disabil. 2022;10;70(1):148-59. doi: https://dx.doi.org/10.1080/20473869.2022.2152969

Kamga SD. COVID-19 and the violation of the right to basic education of learners with disabilities in South Africa: an examination of centre for child law v minister of basic education. J Afr Law. 2021;65:347-60. doi: https://doi.org/10.1017/S0021855321000309

Camizão AC, Conde PS, Victor SL. Implementation of remote schooling during the pandemic: what is the place of special education?. Educ Pesqui. 2021;47:e245165. doi: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147245165

Shaw GSL, Teixeira TSM, Souza JC. Vozes de mães e pais de autistas na pandemia: dificuldades e estratégias de enfrentamento. Rev Educ Cult Soc [Internet]. 2022 [cited Apr 15, 2024];12(2):2–26. Available from: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6402/7279

Lindner KT, Letzel V, Tarini G, Schwab S. When home turns into quarantine school – new demands on students with special educational needs, their parents and teachers during COVID-19 quarantine. Eur J Spec Needs Educ. 2021;36(1):1-4. doi: https://doi.org/10.1080/08856257.2021.1874153

Sowiyah, Perdana R, Sutarsyah C. Inclusive school management: transforming learning during the COVID-19 pandemic. Rev Int Geogr Educn. 2021;11(5):4205-13. doi: https://dx.doi.org/10.48047/rigeo.11.05.302

Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesq Qual [Internet]. 2017 [cited Feb 13, 2024];5(7):1-12. Available from: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/82/59

Brito MJM, Caram CS, Moreira DA, Rezende LC, Cardoso, CML, Caçador BS. Técnica do Gibi como recurso metodológico aplicado na enfermagem. Rev Baiana Enferm. 2019;33:e29895. doi: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v33.29895

Orlandi EP. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes Editores; 2015.

Camargo SPH, Silva GL, Crespo RO, Oliveira CR, Magalhães SL. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educ Rev. 2020;36:e214220. doi: https://doi.org/10.1590/0102-4698214220

Paiva JCM, Gesser M. Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: participação na academia científica como forma de ativismo político. Rev Educ Pol Debate. 2023;12(3):1117-31. doi: https://dx.doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68502

Santos DP, Magalhães MHP, Santos ESP. As percepções de mães sobre a inclusão de crianças autistas em escolas de Goiânia: uma leitura psicanalítica. Polyphonía. 2022;33(1):222-42. doi: https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74604

Toquero CMD. ‘Sana All’ inclusive education amid COVID-19: Challenges, strategies, and prospects of special education teachers. Int Multidisciplinary J Social Sci. 2021;10(1):30-51 doi: https://dx.doi.org/10.17583/rimcis.2020.6316

Sakiz, H. Delayed educational services during Covid-19 and their relationships with the mental health of individuals with disabilities. J Community Psychol. 2021;50(6):2562-77. doi: https://doi.org/10.1002/jcop.22676

Stadheim J, Johns A, Mitchell M, Smith CJ, Braden BB, Matthews NL. A qualitative examination of the impact of the COVID-19 pandemic on children and adolescents with autism and their parentes. Res Dev Disabil. 2022;125:104232. doi: https://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2022.104232

Al-Beltagi M, Saeed NK, Bediwy AS, Alhawamdeh R, Qaraghuli S. Effects of COVID-19 on children with autism. World J Virol. 2022;11(6):411-25. doi: https://dx.doi.org/10.5501/wjv.v11.i6.411

Publicado

2024-08-15

Cómo citar

Teixeira, O. F. B., Pessoa, V. L. M. de P., Quixadá, L. M., Silva, J. W. M. da, & Miranda, K. C. L. (2024). Concepções maternas acerca do ensino remoto para crianças com transtorno do espectro autista na pandemia. Rev Rene, 25, e93461. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20242593461

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a