Readmissão precoce em hospital público de alta complexidade em cardiologia

Autores

  • Hermínia Ricci Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Mara Nogueira de Araújo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Sérgio Henrique Simonetti Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Palavras-chave:

Readmissão do Paciente, Enfermagem, Hospitalização, Tempo de Internação.

Resumo

Objetivo: avaliar a readmissão precoce de pacientes em hospital público de alta complexidade em cardiologia. Métodos: estudo descritivo, documental e retrospectivo, realizado em instituição pública hospitalar. Resultados: dos 9.218 pacientes internados, em 2012, 729 foram readmitidos, destes, 47,9% reinternaram dentro de 30 dias após a alta hospitalar, sendo 61% homens, idade média de 57 anos, tendo o principal diagnóstico médico de doenças cardíacas (insuficiência cardíaca, tratamento de síndrome coronariana aguda, entre outros) na admissão (44,7%) e na readmissão (45,8%). A maioria foi readmitida pela mesma razão médica que motivou a primeira hospitalização. Conclusão: em consideração ao perfil da população admitida e readmitida na instituição, acredita-se que a taxa de readmissões se deve, principalmente, ao perfil dos pacientes, ponderando a alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, e doença arterial coronariana considerada inabordável para tratamento percutâneo ou cirúrgico na admissão.

Biografia do Autor

Hermínia Ricci, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira da Organização a Procura de Órgãos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Residencia em Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com término previsto para Jan/2015. Graduada em Enfermagem bacharelado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Mara Nogueira de Araújo, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Graduada em enfermagem pela Universidade Bandeirantes (2001). Concluiu a Residência em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2004). Especilização em Doação, Captação e Transplantes de Órgãos e Tecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2007). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP (2012). Enfermeira chefe do ambulatório do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (04/2010 a 08/2012) - Atualmente é enfermeira chefe da Unidade de Internação Adulto I do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem do Dante Pazzanese de Cardiologia.

Sérgio Henrique Simonetti, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeiro Pesquisador - Assessoria de Pesquisa em Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Doutor e Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Enfermagem Cardiovascular Residência em Enfermagem Cardiovascular do IDPC. Informática em Saúde pela UNIFESP. Gestão Pública pela UNIFESP.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Ricci, H., Araújo, M. N. de, & Simonetti, S. H. (2016). Readmissão precoce em hospital público de alta complexidade em cardiologia. Rev Rene, 17(6), 828–834. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/18835

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)