Significado da sexualidade para o cônjuge cuidador de pessoa idosa com doença de Alzheimer

Autores

  • Marta Gabriele Santos Sales Obras Sociais Irmã Dulce
  • Tânia Maria de Oliva Menezes Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA

Palavras-chave:

Enfermagem, Sexualidade, Doença de Alzheimer.

Resumo

Objetivo: compreender o significado da sexualidade para o cônjuge cuidador de pessoa idosa com doença de Alzheimer. Métodos: estudo qualitativo, com oito cônjuges de idosos com doença de Alzheimer, por meio de entrevista semiestruturada nos domicílios. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise sistemática das entrevistas para categorização dos depoimentos. Resultados: apreendidas duas categorias: 1. Entendimento sobre sexualidade; 2. Significado da sexualidade após a doença de Alzheimer do cônjuge. Os depoimentos obtidos revelaram falta de conhecimento acerca do termo “sexualidade”, bem como a vergonha de falar sobre o tema. A sexualidade esteve presente na vida de alguns e foi abolida da vida de outros. Conclusão: há aspectos positivos e negativos da doença que repercutem na sexualidade do casal, o que torna essa população vulnerável as diversas situações de conflito consigo mesmo e em sua relação conjugal.

Biografia do Autor

Marta Gabriele Santos Sales, Obras Sociais Irmã Dulce

Enfermeira, mestre em Enfermagem, Residente em enfermagem na atenção a saúde do idoso nas Obras Sociais Irmã Dulce

Tânia Maria de Oliva Menezes, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto IV da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Líder do NESPI - Núcleo de Estudos e Pesquisa do Idoso.

Downloads

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Sales, M. G. S., & Menezes, T. M. de O. (2017). Significado da sexualidade para o cônjuge cuidador de pessoa idosa com doença de Alzheimer. Rev Rene, 18(2), 204–211. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/19248

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)