Infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro
Palavras-chave:
Infecção, Currículo, Educação em Enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar a inserção do tema infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro. Método: pesquisa qualitativa, com análise documental de 16 módulos interdisciplinares de um currículo integrado de enfermagem de uma universidade estadual do Paraná, Brasil, realizada em 2013. Resultados: no primeiro ano do curso não foram identificadas menções relacionadas à infecção. Do segundo ao quarto ano foram localizadas 44 menções que abordavam: higienização das mãos, ações de prevenção de infecções em recém-nascidos, crianças, adultos, gestantes e pacientes cirúrgico em diferentes ambientes de saúde, biossegurança, Norma Regulamentadora 32, processamento de artigos odonto-médicohospitalares, entre outras. Evidenciaram-se lacunas e potencialidades da abordagem do tema em vários momentos em um currículo integrado. Conclusão: as infecções relacionadas à assistência à saúde, frente à sua relevância e complexidade, deveriam ser abordadas de maneira transversal e contínua na formação do enfermeiro, potencializando uma aprendizagem reflexiva e crítica do aluno.Downloads
Publicado
2015-02-11
Como Citar
Giroti, S. K. de O., & Garanhani, M. L. (2015). Infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro. Rev Rene, 16(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2664
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa