Infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro

Autores

  • Suellen Karina de Oliveira Giroti Universidade Estadual de Londrina.
  • Mara Lúcia Garanhani Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave:

Infecção, Currículo, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a inserção do tema infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro. Método: pesquisa qualitativa, com análise documental de 16 módulos interdisciplinares de um currículo integrado de enfermagem de uma universidade estadual do Paraná, Brasil, realizada em 2013. Resultados: no primeiro ano do curso não foram identificadas menções relacionadas à infecção. Do segundo ao quarto ano foram localizadas 44 menções que abordavam: higienização das mãos, ações de prevenção de infecções em recém-nascidos, crianças, adultos, gestantes e pacientes cirúrgico em diferentes ambientes de saúde, biossegurança, Norma Regulamentadora 32, processamento de artigos odonto-médicohospitalares, entre outras. Evidenciaram-se lacunas e potencialidades da abordagem do tema em vários momentos em um currículo integrado. Conclusão: as infecções relacionadas à assistência à saúde, frente à sua relevância e complexidade, deveriam ser abordadas de maneira transversal e contínua na formação do enfermeiro, potencializando uma aprendizagem reflexiva e crítica do aluno.

Biografia do Autor

Suellen Karina de Oliveira Giroti, Universidade Estadual de Londrina.

Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Mara Lúcia Garanhani, Universidade Estadual de Londrina.

Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2015-02-11

Como Citar

Giroti, S. K. de O., & Garanhani, M. L. (2015). Infecções relacionadas à assistência à saúde na formação do enfermeiro. Rev Rene, 16(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2664

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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