Avaliação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181932695

Palavras-chave:

Ferimentos e Lesões; Úlcera por Pressão; Educação a Distância; Unidade de Terapia Intensiva; Capacitação em Serviço; Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar a contribuição de tecnologia educativa sobre lesão por pressão em indicadores de qualidade assistenciais. Métodos: estudo quase experimental, com delineamento antes e depois de intervenção educativa, relacionada a curso on-line sobre lesão por pressão. Coleta de dados composta por três etapas: recolhimento de indicadores sobre lesão por pressão; aplicação da intervenção educativa; e avaliação dos pacientes pós-intervenção. Resultados: foram avaliados 47 pacientes em cada etapa. A avaliação de risco e descrição da pele na admissão apresentou valores superiores após intervenção educativa. Descrição de medidas preventivas superior no grupo pós-intervenção educativa, o qual apresentava elevado índice no grupo pré-intervenção (80,9%). O número de pacientes com lesão por pressão diminuiu de 53,2% para 42,6% (p=0,500). Conclusão: o impacto da tecnologia de informação e comunicação foi observado, principalmente na diminuição da incidência de lesões.

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Publicado

2018-10-04

Como Citar

Caldini, L. N., Araújo, T. M. de, Frota, N. M., Barros, L. M., Silva, L. A. da, & Caetano, J. Áfio. (2018). Avaliação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais. Rev Rene, 19, e32695. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20181932695

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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