Ação educativa com idosos em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Deyla Moura Ramos Isoldi
  • Ana Michele de Farias Cabral
  • Clélia Albino Simpson

Palavras-chave:

Idoso, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivou-se analisar o conhecimento de idosos sobre a prevenção da aids antes a após a prática da educação em saúde. Trata-se de um estudo quase experimental, com abordagem quantitativa, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social, com 60 idosos. Desenvolveu-se em Parnamirim, RN, Brasil, de fevereiro a junho de 2014. Para coleta de dados aplicou-se um questionário contendo questões fechadas sobre aids. Em princípio, a maioria dos idosos (61,6%) afirmaram não saber o que é a aids mas, esta realidade logo se transformou após a realização de uma aula expositiva dialogada como instrumento de educação em saúde. Houve diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que as ações educativas sobre a aids são importantes para adoção de uma visão coletiva sobre os variados contextos socioculturais em que os idosos estão inseridos.

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Publicado

2014-12-21

Como Citar

Isoldi, D. M. R., Cabral, A. M. de F., & Simpson, C. A. (2014). Ação educativa com idosos em situação de vulnerabilidade. Rev Rene, 15(6). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3305

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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