Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192040881

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem; Prática do Docente de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Pesquisa em Educação de Enfermagem; Autoavaliação.

Resumo

Objetivo: compreender como a autoscopia, apoiada no Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico, contribui para formação de docentes reflexivos. Métodos: estudo qualitativo e descritivo, realizado com uma docente de Enfermagem, do Curso Técnico em Enfermagem. Para os dados coletados, por meio de entrevistas, observação não participante e autoscopia, foi utilizada análise de conteúdo, com os resultados interpretados à luz do referencial teórico de Shulman. Resultados: as percepções relatadas pela docente antes da autoscopia diferem das conclusões pós-autoscopia, demonstrando avanços na nova compreensão. A estrutura da autoscopia, seguindo o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, possibilitou o exercício reflexivo docente. Conclusão: a inclusão da autoscopia nos processos de formação docente pode estimular postura reflexiva, permitindo avanços nas práticas de ensino.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Souza, D. M. de, Backes, V. M. S., Prado, M. L. do, & Moya, J. L. M. (2019). Autoscopia no processo de formação de docentes reflexivos. Rev Rene, 20, e40881. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20192040881

Edição

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