Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Claudia Mara de Melo Tavares
  • Lília Marques Simões Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino de Enfermagem, Estágio, Atenção Primária à Saúde, Currículo.

Resumo

O estudo visa analisar o planejamento dialógico do Estágio Supervisionado de Enfermagem na Atenção Básica como dispositivo de mudança na formação do enfermeiro. Estima-se, com base nas diretrizes curriculares e nas políticas de incentivo à formação em saúde, que o estágio na atenção básica contribua para a formação do perfil crítico-reflexivo do enfermeiro. Estudo descritivo-qualitativo cujos dados foram obtidos mediante questionário aplicados a dez docentes e dez preceptores da atenção básica, no período de setembro a outubro de 2011. Os dados foram organizados pelo método de análise temática de conteúdo e descrevem que o estagio ocorre a partir de um planejamento dialógico, contempla os projetos assistências, de ensino e as demandas dos usuários. Verificou-se desempenho pouco ativo dos docentes e preceptores para engendrar processos inovadores. Conclui-se que o planejamento dialógico favorece a interação ensino-serviço e que a escassez de processos de inovação dificulta a formação do profissional crítico-reflexivo.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120005000012

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Publicado

2012-10-23

Como Citar

Tavares, C. M. de M., & Simões Rodrigues, L. M. (2012). Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem. Rev Rene, 13(5). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4103

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa