Promoção do cuidado humanizado à família pela equipe de enfermagem na unidade neonatal

Autores

  • Rosemary dos Santos Rocha
  • Ingrid Martins Leite Lúcio
  • Márcia Maria Coelho Oliveira Lopes
  • Claúdia Regina de Castro Lima
  • Alisson Salatiek Ferreira de Freitas

Palavras-chave:

Recém-Nascido, Cuidados de Enfermagem, Relações Profissional-Família, Humanização da Assistência, Berçários Hospitalares.

Resumo

Objetivou-se conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca da humanização no cuidado à família do recém-nascido internado em Unidade Neonatal, identificar ações de enfermagem que promovam a humanização da assistência e investigar fatores que desfavoreçam o cuidado à família no contexto neonatal. Estudo descritivo, desenvolvido em uma maternidade pública, entre fevereiro e março de 2008, em Fortaleza-CE-Brasil. Para a coleta de dados, realizou-se observação não participante e entrevistas semiestruturadas com 25 profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), em seu ambiente de trabalho. Da análise dos dados, emergiram-se três categorias: cuidado humanizado para equipe de enfermagem em Unidade de Internação Neonatal (UIN), intervenções de enfermagem à família, fatores intervenientes no cuidado humanizado. Concluiu-se que a equipe de enfermagem, ao desenvolver assistência ao recém-nascido, deveria manter uma postura acolhedora e atenciosa à família, buscando-se sua participação no processo de cuidar no ambiente neonatal.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000300008

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Rocha, R. dos S., Lúcio, I. M. L., Lopes, M. M. C. O., Lima, C. R. de C., & Freitas, A. S. F. de. (2011). Promoção do cuidado humanizado à família pela equipe de enfermagem na unidade neonatal. Rev Rene, 12(3). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4270

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>