Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica

Autores

  • Márcia Gabriela Rodrigues de Lima
  • Elisabeta Albertina Nietsche

Palavras-chave:

Educação, Morte, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender a estratégia utilizada por docentes enfermeiros para o ensino acerca da morte em atividades teórico-práticas do Curso de Enfermagem.Métodos: pesquisa qualitativa, com 14 docentes em Enfermagem, por meio da amostragem por saturação de dados, em instituição pública de ensino superior. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para coleta de dados e realizada Análise de Conteúdo. Resultados: as docentes acreditavam ser pertinente ensinar sobre a morte, entretanto, muitas não o fazem, destacando como limitação o vínculo com o paciente, a morte na infância, os sentimentos, valores pessoais e ausência de disciplinas específicas. Conclusão: a forma como a morte é percebida influencia na abordagem dessa temática no ensino em Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-08-04

Como Citar

Lima, M. G. R. de, & Nietsche, E. A. (2016). Ensino da morte por docentes enfermeiros: desafio no processo de formação acadêmica. Rev Rene, 17(4), 512–519. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4946

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)