Percepções sobre o estresse entre professores universitários

Autores

  • Efraim Carlos Costa
  • Maria Márcia Bachion
  • Lorany Ferreira de Godoy
  • Ludmila de Ornellas Abreu

Palavras-chave:

Docentes, Estresse, Prevenção & controle, Saúde ocupacional, Síndrome da adaptação geral.

Resumo

Esta pesquisa descritiva objetivou analisar as percepções sobre estresse entre professores universitários. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás. A coleta de dados constou de entrevista gravada. Para análise foi utilizado o modelo de BOGDAN & BIKLEN (1994). Participaram do estudo 71 professores. Foram identificadas 4 categorias: Os docentes percebem Indicadores de estresse tais como dores no corpo, sonolência, palpitação. Entre as Causas do estresse percebem cobrança, muitos empregos, falta de dinheiro, múltiplas responsabilidades, problemas. Nesse contexto já apresentaram Doenças associadas ao estresse. Os docentes mencionam Formas de lidar com o estresse que visam a diminuí-lo por meio de estratégias de fuga, enfrentamento direto, enfrentamento indireto. Concluiu-se que os professores percebem o estresse como um estado do organismo decorrente do processo de enfrentamento de situações adversas, com manifestações de natureza biopsicossocial, com conseqüências adversas à saúde, podendo ser minimizado mediante algumas estratégias.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2005000300006

Downloads

Publicado

2005-06-24

Como Citar

Costa, E. C., Bachion, M. M., Godoy, L. F. de, & Abreu, L. de O. (2005). Percepções sobre o estresse entre professores universitários. Rev Rene, 6(3). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5533

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)