O lúdico como recurso alternativo na terapêutica hospitalar
Palavras-chave:
Lúdico, terapêutica hospitalar.Resumo
A presente pesquisa é do tipo exploratório e descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa e teve como objetivos analisar os efeitos das atividades lúdicas na recuperação de crianças internadas em um hospital de urgência e emergência, vítimas de politraumatismos, e estimular a participação do acompanhante nas atividades lúdicas, facilitando no desenvolvimento cognitivo da criança hospitalizada e na sua recuperação. A coleta de dados foi realizada no mês de janeiro de 2003. Foram utilizadas as técnicas da observação participante com as crianças e entrevista semi-estruturada com as suas acompanhantes. O conteúdo foi analisado tendo como referencial teórico os precursores da teoria do desenvolvimento escolar da criança. Os resultados revelaram que o valor lúdico tem um significado muito relevante para todas as crianças, principalmente para aquelas que se encontram sobre o leito hospitalar, privadas de comparecer à escola e da satisfação dos acompanhantes em participar do aprendizado.
DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2003000200006