Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adulto

Autores

  • Emília Soares Chaves
  • Ingrid Martins Leite Lúcio
  • Isaura Letícia Tavares Palmeira
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes
  • Almerinda Holanda Gurgel

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem.

Resumo

O estudo objetivou avaliar uma disciplina do curso de Graduação em Enfermagem, realizado nos meses de abril e maio de 2003. Foram observadas seis aulas teóricas e uma prática de laboratório da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto. Os registros foram categorizados em: descrição da realidade, análise crítica da realidade e construção coletiva. Verificou-se que a linha pedagógica adotada foi a tradicional e que a relação aluno-professor era vertical. A metodologia de ensino e a forma de avaliação não foram discutidas. Os recursos pedagógicos foram predominantemente retroprojetor e transparências. A avaliação do conteúdo abordado foi realizado segundo uma linha positivista. Diante deste contexto, pôde-se concluir que existe uma dicotomia entre o que é vivido e idealizado na pós-graduação e o que é realizado junto à graduação. Para que houvesse uma transformação desta realidade seria necessário uma complementaridade mais efetiva entre estas duas formações.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20030002000014

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Publicado

2003-08-31

Como Citar

Chaves, E. S., Lúcio, I. M. L., Palmeira, I. L. T., Fernandes, A. F. C., & Gurgel, A. H. (2003). Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adulto. Rev Rene, 4(2). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5706

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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