Validação de tecnologia educacional para prevenção e controle de infecções transmitidas por contato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212259984

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional; Estudo de Validação; Cuidados de Enfermagem; Infecção Hospitalar; Controle de Infecções.

Resumo

Objetivo: construir e validar o conteúdo e a aparência de cartilha sobre prevenção e controle de infecções transmitidas por contato. Métodos: estudo metodológico, desenvolvido a partir da validação de cartilha educativa por juízes especialistas e pelo público-alvo. A validação foi realizada por dezessete juízes de diferentes regiões brasileiras e sete acompanhantes. Calculou-se o índice de concordância entre os avaliadores, sendo necessário, no mínimo, 80,0% para garantir a validação do material. Resultados: a maioria dos itens obteve índices de concordâncias acima do preconizado. As alterações foram realizadas conforme as sugestões dos juízes, dando origem a segunda versão da cartilha, a qual submetida à validação de aparência pelo público-alvo, culminando em modificações na capa e linguagem. Conclusão: a cartilha foi considerada válida pelos especialistas e pelo público-alvo, podendo ser tecnologia utilizada para acompanhantes de pacientes mantidos em isolamento de contato.

Referências

Haque M, Sartelli M, McKimm J, Abu Bakar M. Health care-associated infections - an overview. Infect Drug Resist. 2018; 15(11):2321-33. doi: http://dx.doi.org/10.2147/IDR.S177247

Centers for Disease Control and Prevention. Guide to Infection Prevention for Outpatient Settings: minimum expectations for safe care [Internet]. 2016 [cited Jul 7, 2020]. Available from: https://www.cdc.gov/hai/pdfs/guidelines/ambulatory-carechecklist_508_11_2015.pdf

Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Assistência segura: uma reflexão teórica aplicada à prática [Internet]. 2017 [cited July 10, 2020]. Available from: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/3507912/Caderno+1+-+Assistencia+Segura+-+Uma+Reflexao+Teorica+Aplicada+a+Pratica/97881798-cea0-4974-9d9b-077528ea1573

Echer IC. The development of handbooks of health care guidelines. Rev Latino-am Enfermagem. 2005; 13(5):754-57. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022

Juskevicius LF, Padoveze MC. Specific precautions for avoiding microorganism transmission: development and validation of an educational guide. Cogitare Enferm. 2016; 21(4):1-10. doi: https://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i4.47060

Centers for Disease Control and Prevention. Um guia para a criação de materiais fáceis de entender. Estados Unidos: CDC; 2010.

Sabino LM, Ferreira AM, Joventino ES, Lima FE, Penha JC, Lima KF, et al. Elaboration and validation of a reader on childhood diarrhea prevention. Acta Paul Enferm. 2018; 31(3):233-9. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800034

Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e praticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.

Nascimento MHM, Teixeira E. Educational technology to mediate care of the “kangaroo family” in the neonatal unit. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 3):1290-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0156

Brasil GB, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Palmeira IP. Educational technology for people living with HIV: validation study. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 4):1657-62. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0824

Polit DF, Beck C, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed; 2019.

Saraiva NCG, Medeiros CCM, Araujo TL. Serial album validation for promotion of infant body weight control. Rev Latino-Am Enfermagem. 2018; 26:e2998. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2194.2998

Hwang JI, Kim SW, Chin HJ. Patient participation in patient safety and its relationships with nurses’ patient-centered care competency, teamwork, and safety climate. Asian Nurs Res. 2019; 13(2):130-6. doi: https://doi.org/10.1016/j.anr.2019.03.001

Barbosa EMG, Sousa AAS, Vasconcelos MGF, Carvalho REFL, Oriá MOB, Rodrigues DP. Educational technologies to encourage (self) care in postpartum women. Rev Bras Enferm. 2016; 69(3):545-53. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690323i

Santos ROM, Ramos DN, Assis A. Shared development of prostate cancer education material. Rev Panam Salud Pública. 2018; 42:e122. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2018.122

Santiago JCS, Moreira TMM. Booklet contente validation on excess weight for adults with hypertension. Rev Bras Enferm. 2019; 72(1):95-101. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0105

Góes FSN, Fonseca LMM, Camargo RAA, Oliveira JF, Felipe HF. Educational technology “Anatomy and Vital Signs”: evaluation study of content, appearance and usability. J Med Inform. 2015; 84(11):982-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2015.06.005

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Souza, N. P. G., Almeida, P. C. de, Carvalho, R. E. F. L. de, & Pereira , M. L. D. (2021). Validação de tecnologia educacional para prevenção e controle de infecções transmitidas por contato. Rev Rene, 22, e59984. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212259984

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7