Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371433

Palavras-chave:

Exercício Físico; Comportamento Sedentário; Estudantes; Adulto Jovem; África do Sul.

Resumo

Objetivo: comparar níveis de atividade física e comportamento sedentário entre estudantes de ensino médio e universitários. Métodos: estudo transversal com 202 estudantes do ensino médio e 171 universitários. O Questionário Global de Atividade Física foi aplicado aos participantes. Porcentagens, os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney, e regressão linear foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: cerca de 63% e 32% dos estudantes de ensino médio e universitários, respectivamente, relataram níveis altos de atividade física, enquanto 84,7% e 71,9% deles, respectivamente, atenderam às diretrizes para comportamento sedentário. A pontuação dos estudantes de ensino médio foi significativamente maior que a dos alunos universitários em atividade física vigorosa (p=0,004), moderada (p<0,001), e total (p<0,001). As diferenças encontradas foram maiores entre mulheres. Conclusão: os alunos do ensino médio apresentaram maiores escores de atividade física e despenderam menos tempo em comportamentos sedentários.

Referências

World Health Organization (WHO). Physical activity [Internet]. 2020 [cited May 6, 2021]. Available from: http://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity

Sedentary Behavior Research Network (SBRN). What is Sedentary Behaviour? [Internet]. 2020 [cited May 6, 2021]. Available from: https://www.sedentarybehaviour.org/what-is-sedentary-behaviour/

Ku PW, Steptoe A, Liao Y, Hsueh MC, Chen LJ. A cut-off of daily sedentary time and all-cause mortality in adults: a meta-regression analysis involving more than 1 million participants. BMC Med. 2018; 16(1):74. doi: https://doi.org/10.1186/s12916-018-1062-2

Winpenny EM, Smith M, Penney T, Foubister C, Guagliano JM, Love R, et al. Changes in physical activity, diet, and body weight across the education and employment transitions of early adulthood: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2020; 21(4):e12962. doi: https://doi.org/10.1111/obr.12962

Corder K, Winpenny E, Love R, Brown HE, White M, Sluijs EV. Change in physical activity from adolescence to early adulthood: a systematic review and meta-analysis of longitudinal cohort studies. Br J Sports Med. 2019; 53(8):496-503. doi: https://doi.org/10.1136/bjsports-2016-097330

Prioreschi A, Brage S, Westgate K, Norris SA, Micklesfield LK. Cardiorespiratory fitness levels and associations with physical activity and body composition in young South African adults from Soweto. BMC Public Health. 2017; 17(301). doi: https://doi.org/10.1186/s12889-017-4212-0

Arlinghaus KR, Johnston CA. Advocating for behavior change with education. Am J Lifestyle Med. 2017; 12(2):113-6. doi: https://doi.org/10.1177/1559827617745479

Uys M, Bassett S, Draper CE, Micklesfield L, Monyeki A, Villiers A, et al. Results from South Africa’s 2016 report card on physical activity for children and youth. J Phys Act Health. 2016. doi: https://doi.org/10.1123/jpah.2016-0409

Keating XD, Zhou K, Liu X, Hodges M, Liu J, Guan J, Phelps A, Castro-Piñero J. Reliability and concurrent validity of global physical activity questionnaire (GPAQ): A systematic review. Int J Environ Res Public Health 2019; 16(21):4128. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph16214128

Kgokong D, Parker R. Physical activity in physiotherapy students: levels of physical activity and perceived benefits and barriers to exercise. S Afr J Physiother. 2020; 76(1):a1399. doi: https://doi.org/10.4102/sajp.v76i1.1399

Telford RM, Telford RD, Cochrane T, Cunningham RB, Olive LS, Davey R. The influence of sport club participation on physical activity, fitness and body fat during childhood and adolescence: the LOOK Longitudinal Study. J Sci Med Sport. 2016; 19(5):400-6. doi: https://doi.org/10.1016/j.jsams.2015.04.008

Law A, Hollar L, Sklar EM, Sprague P. Physical activity of osteopathic medical students. J Phys Act Health. 2018; 2(1):45-50. doi: https://doi.org/10.5334/paah.16

Oyeyemi AL, Muhammed S, Oyeyemi AY, Adegoke BOA. Patterns of objectively assessed physical activity and sedentary time: are Nigerian health professional students complying with public health guidelines? PLoS One. 2017; 12(12):e0190124. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190124

Franco DC, Ferraz NL, Sousa TF. Sedentary behavior among university students: a systematic review. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2019; 21:e56485. doi: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2019v21e56485

Bauman AE, Petersen CB, Blond K, Rangul V, Hardy LL. The descriptive epidemiology of sedentary behaviour. In: Leitzmann MF, Jochem C, Schmid D. Sedentary behaviour epidemiology. Cham: Springer International; 2018. p.73-106. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-61552-3_4

Zhou Y, Wang L. Correlates of physical activity of students in secondary school physical education: a systematic review of literature. Bio Med Res Int. 2019; 2019:4563484. doi: https://doi.org/10.1155/2019/

Carballo-Fazanes A, Rico-Díaz J, Barcala-Furelos R, Rey E, Rodríguez-Fernández JE, Varela-Casal C, et al. Physical activity habits and determinants, sedentary behaviour and lifestyle in university students. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17(9):3272. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17093272

Publicado

2022-01-05

Como Citar

Naidoo, N., Olagbegi, O. M., Nadasan, T., & Afolabi, J. O. (2022). Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev Rene, 23, e71433. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371433

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)