Preparação do manuscrito para submissão

Guias para apresentação do texto

Os textos dos manuscritos devem seguir os guias da Rede Equator, conforme tipo de estudo realizado:

Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist ).

Para ensaio clínico randomizado usar o CONSORT (checklist e fluxograma).

Para as revisões sistemáticas e metanálise, seguir o guia PRISMA (checklist e fluxograma);

Para os demais tipos de revisão, utilizar as extensões do guia PRISMA, disponíveis em http://www.prisma-statement.org/Extensions/

Para estudos observacionais em epidemiologia seguir o guia STROBE (checklist).

Para estudos qualitativos seguir o guia COREQ (checklist).

Formatação

Os manuscritos deverão ser apresentados em formato Microsoft Word, tamanho do papel A4, espaçamento 1,5 cm, margens de 2,5 cm cada um dos lados, tamanho 12, Times New Roman, parágrafos alinhados a 1 cm. Não são permitidas: palavras em negrito, sublinhado, caixa alta e marcadores do Microsoft Word. Se precisar destacar termos no texto, utilizar itálico.

Estrutura: título, resumo, descritores, descriptors, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão e Referências. Manuscritos de pesquisa devem apresentar até 5000 palavras e um total de até 30 referências. Os manuscritos de revisão não devem exceder 5000 palavras e 50 referências. Na contagem das palavras, não serão consideradas as referências.

Página de Título

Título do manuscrito: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12, Times New Roman. Evitar utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Autores: a indicação dos nomes dos autores logo abaixo do título do manuscrito é limitada a sete, exceto para estudos multicêntricos, e devem apresentar-se na sequência do texto, em tamanho 12, iniciais maiúsculas, separados por vírgula, com números sobrescritos.

Ex.: Ana Fátima Carvalho Fernandes1, Viviane Martins da Silva2

Informar o número de registro do ORCID de todos os autores na Página de título e no sistema.

Notas dos autores: indicação de instituição a que estão vinculados, cidade, estado e país. Seguidamente, informar nome e endereço completo com CEP do autor correspondente.

As afiliações dos autores, bem como seus endereços eletrônicos devem ser expressas em Metadados da Submissão.

Ex.: 1Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Autor correspondente: Autor

Endereço completo: informar CEP e e-mail

Manuscrito extraído de dissertação ou tese: indique por asterisco, em nota de rodapé o título, o ano e a instituição.

Agradecimentos: item opcional. Podem ser incluídas pessoas envolvidas que não se configuram como autores ou instituições. No caso de apoio financeiro de instituição, informar número de processo.

Contribuição dos autores: item obrigatório. Informe em relação aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do manuscrito ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada; 4. Concordância em ser responsável por todos os aspectos do manuscrito relacionados à precisão ou integridade de qualquer parte do manuscrito sejam investigadas e resolvidas adequadamente. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas.

Documento Principal

Deve conter o título, o resumo com descritores e o corpo do manuscrito (não coloque qualquer identificação dos autores).

Título do manuscrito: sintético e objetivo, apresentado somente no idioma de submissão, em negrito; com no máximo 16 palavras, em caixa baixa, inicial maiúscula para primeira palavra e/ou nomes próprios, centralizado, tamanho 12, Times New Roman. Evite utilizar: localização geográfica da pesquisa, siglas e abreviações.

Resumo: deve ser estruturado, sem siglas, somente no idioma de submissão, contendo no máximo 200 palavras, Objetivo, Métodos (sem período e local do estudo), Resultados, Conclusão e Contribuições para a prática, fornecendo visão clara e concisa do conteúdo. Deve ser redigido em espaçamento 1,5 cm, tamanho 12, Times New Roman. Os Ensaios Clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo. O número desse registro não será computado no número de palavras do resumo.

Descritores: em português e inglês, separados por ponto e vírgula e com iniciais maiúsculas, exceto para preposições; devem acompanhar o resumo, respeitando-se o número de três a cinco. Utilizar os descritores referidos nos “Descritores em Ciências da Saúde” - DECS/LILACS/BIREME disponível no endereço https://decs.bvsalud.org/ e/ou no Medical Subject Headings (MESH) https://meshb.nlm.nih.gov/#/fieldSearch. Nomenclatura dos descritores: Descritores e Descriptors, tamanho 12, em negrito.

Texto: as siglas deverão ser descritas por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto e acompanhadas de sua abreviatura. Mas, sugere-se evitar utilizar siglas no texto; priorizar sua descrição, com exceção para aquelas reconhecidas internacionalmente. Opte por descrever os símbolos. Não utilize nota de rodapé.

Introdução: apresente a fundamentação teórica sobre o objeto de estudo. Enuncie, com as devidas justificativas e explicações, a originalidade e validade, finalidade e aplicabilidade da contribuição ao conhecimento pretendido. Inclua referências atualizadas (dos últimos três anos) e de abrangência nacional e internacional. O objetivo deve ser colocado no último parágrafo da introdução.

Métodos: descreve como a pesquisa foi realizada, a lógica do raciocínio do autor na ordenação dos procedimentos e das técnicas utilizadas para a obtenção dos resultados. O método estatístico e o critério matemático de significância dos dados também devem estar declarados. Estruture da seguinte forma, sem subitens: tipo de desenho de pesquisa, população (explicitando os critérios de seleção), cálculo do tamanho da amostra, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), coleta (dos últimos cinco anos) e análise de dados. Nos casos de pesquisa envolvendo seres humanos, insere o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) e informe que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Os estudos qualitativos devem partir de uma questão norteadora e seguir um referencial teórico metodológico.

Resultados: descreva o que foi obtido na pesquisa, sem citações ou comentários ou interpretações pessoais (subjetivas). Não repita o que está descrito nas tabelas e nas figuras. Nota: Todos os manuscritos devem apresentar os resultados separados da discussão.

Discussão: deve apresentar a apreciação crítica do autor, os novos e importantes aspectos do estudo e a explicação sobre o significado dos resultados obtidos, relacionando-os com outros estudos. A linguagem obedece ao estilo crítico e o verbo aparece no passado. A essência da discussão é a interpretação dos resultados obtidos e sua relação com o conhecimento existente, de forma a chegar-se a uma conclusão.

Limitações do estudo: explicite os limites dos resultados, dados pelo método escolhido, representatividade/tamanho da amostra, entre outros.

Contribuições para a prática: descreva as implicações dos resultados encontrados para o avanço do conhecimento científico para a área de saúde e enfermagem.

Conclusão: apresente a escrita em frase clara, simples e direta, demonstrando o cumprimento do objetivo proposto. No caso de mais de um objetivo, deve haver uma conclusão para cada objetivo. Nenhum outro comentário deve ser incluído na conclusão. Nesta seção, não devem conter citações.

Elementos integrantes do documento principal

Depoimentos: em estudos qualitativos, os depoimentos devem ser apresentados em itálico, sem colchetes e aspas, com ponto final após identificação do depoente, na fonte Times New Roman tamanho 10, e na sequência do parágrafo. Não utilize itálico na identificação do depoente, o qual é obrigatório, e deixe entre parêntese.

Tabelas e figuras: limitadas a cinco, no conjunto. As tabelas devem ter título conciso localizado acima do seu conteúdo, numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, não utilizar linhas internas verticais ou horizontais e nem sombreamento. Os traços internos deverão ser inseridos somente abaixo e acima do cabeçalho e na última linha das tabelas. As notas explicativas devem aparecer no rodapé das tabelas e não no título ou cabeçalho. Formate com a ferramenta do Microsoft Word, tamanho12, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5 cm. Inclua logo após o título: O “n” dos participantes do estudo, cidade, sigla do estado, país e ano. Evitar ultrapassar uma página. 

Figuras: são assim denominados quadros, gráficos, desenhos, fluxograma e fotografias. Devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. Não é permitido que o conteúdo dos gráficos seja o mesmo das tabelas. As legendas das figuras, os símbolos, os números e outros sinais necessitam ser identificados e descritos quanto ao seu significado em nota de rodapé. Caso os autores optem por utilizar ilustrações já publicadas, devem encaminhar permissão, por escrito, para sua reprodução ou deixar a fonte em nota de rodapé. As figuras devem estar em alta resolução, com um mínimo de 900 DPI (Dots Per Inch ou Pontos por Polegada, em português) e editáveis. O título deve ser apresentado abaixo da figura.

As notas de rodapé das tabelas e figuras deverão ser indicadas pelos símbolos sequenciais *, †, ‡, §, || e ¶, os quais deverão ser apresentados tanto no interior da figura quanto na nota de rodapé. Evitar utilizar notas de rodapé no texto.

Referências: No texto, as citações devem ser enumeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, entre parênteses, sobrescritos, sem menção do nome dos autores e sem espaço entre a última palavra que a antecede. Ex: Coronavirus(1). Quando se tratar de citação sequencial, separe os números por traço (Ex:1-6); quando intercalados, use vírgula (Ex:2,6,10). As citações "ipsis literes" deverão ser apresentadas entre aspas, sem itálico, com fonte Times New Roman tamanho 12 e na sequência do texto.

Observação: deve-se priorizar a citação de referências atualizadas, ou seja, publicadas nos últimos cinco anos, considerando o momento da submissão do manuscrito. Os autores devem seguir a proporcionalidade de, no mínimo, 80% de manuscritos de periódicos indexados em bases de dados internacionais.

Evite citações de teses, dissertações, manuscritos de conclusão de curso, livros e capítulos, jornais ou revistas não científicas e outras fontes (apostilas, anais, etc.). Devem ser citados estudos de periódicos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais que foram consultados na íntegra pelo autor e que tenham relação direta, relevante com o assunto abordado.

Citações no final do texto: seguir o Estilo Vancouver. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com List of Journals Indexed for MEDLINE. Para os periódicos que não se encontram nesta lista, poderão ser utilizadas as abreviaturas do Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas do IBICT e o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS.

Autores: citar até seis autores, separados por vírgula, entrando pelo sobrenome, com apenas a inicial maiúscula, seguido das iniciais de prenomes e de outros sobrenomes, sem ponto ou qualquer outro elemento de ligação entre eles. Ex: Silva VM. Para referências com mais de seis autores, listar os seis primeiros acompanhados de et al., separando-os por vírgula. Páginas: suprima dezenas ou centenas repetidas. Ex: use de 43-8 e não 43-48.

Referências de manuscritos publicados em periódicos latino-americanos e que possuem versão em inglês, deverão ser citadas no idioma em inglês. Insira o DOI (Digital Object Identifier) ou o link de acesso de todas as referências citadas no manuscrito.

A veracidade das informações e das citações é de responsabilidade exclusiva dos autores. Conceitos, ideias e opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a posição do Conselho Editorial da Rev Rene.