Política de Revisão por Pares
A Rev Rene estabelece em sua política editorial os seguintes critérios para o processo de avaliação: adequação ao foco e escopo da revista, formatação em conformidade com as normas técnicas recomendadas, normas gramaticais e formais da revista, relevância, conteúdo, coerência textual e consistência teórico-metodológica.
O processo de avaliação consiste nas etapas:
- Análise preliminar do(a) Editor(a) Chefe e da assistente editorial para verificar a adequação às instruções gerais definidas pela política editorial;
- Checagem de similaridade em todos os documentos submetidos através do software iThenticate;
- Análise prévia dos editores quanto a adequação ao foco e escopo da revista, a relevância e contribuição do texto para a área de Enfermagem.
Caso o manuscrito seja aprovado na pré-análise, e estando de acordo com as normas, os manuscritos serão enviados ao Editor Associado, para a indicação de consultores. A Rev Rene segue o formato de avaliação por pares duplo cega. Para cada manuscrito, a Rev Rene solicita análise e emissão de parecer de, pelo menos, dois consultores ad hoc, pesquisadores de competência reconhecida na área de conhecimento do manuscrito.
Após a avaliação dos consultores, o Editor Associado informará a recomendação ao Editor Chefe, que decidirá pela aprovação, correções ou recusa dos manuscritos, com base nas avaliações realizadas pelos consultores e pelo Editor Associado. A Rev Rene notificará autores e revisores sobre a decisão aceitação ou rejeição do manuscrito.
Acompanhamento do processo de avaliação do manuscrito
O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do manuscrito pelo sistema http://periodicos.ufc.br/rene. As decisões sobre o manuscrito serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema.
Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário de avaliação próprio da revista, recomendarão uma dentre três opções:
O prazo estimado desde a submissão até a aprovação, demorará em torno de até 3 meses de espera, ou tão logo seja avaliado pelos pareceristas, o manuscrito segue para a finalização do fluxo de avaliação. Caso o manuscrito retorne mais de três vezes para adequação às normas da Revista, este será arquivado.