O uso de descritores em artigos científicos na área de educação em saúde

Autores

  • Vinícius Gomes Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Claudia Yamada Utagawa Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Bruno Chaboli Gambarato Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Resumo

Introdução: A publicação de artigos científicos em periódicos é uma eficiente forma de divulgação de pesquisas e de novos conhecimentos humanos em constante expansão. Os descritores servem como forma de catalogar publicações, facilitando sua busca. Objetivo: Avaliar se diferentes formas de pesquisa do mesmo termo (Health Education) influenciam quanti e qualitativamente no resgate de artigos no Pubmed. Método: A pesquisa dos artigos foi feita de forma exploratória na base de dados PubMed entre os anos de 2000 a 2015, utilizando as palavras Health Education de quatro formas diferentes: Health Education, “Health Education”, Health Education [MeSH Terms] e Health Education [MeSH Major Topic] e comparados quantitativamente. O MeSH é organizado em uma rede hierárquica tipo árvore denominada MeSH Tree.  Para comparação qualitativa, foram utilizados resultados obtidos entre 2002 e 2014.  Resultados:  o uso de descritores (MeSH) forneceu um número menor de artigos resgatados, mas estes se adequavam mais ao tema pesquisado do que aqueles resgatados por outras formas de busca. Conclusão: Estratégias de busca com descritores são mais adequados para temas muito abordados na literatura. Temas pouco abordados na literatura podem ser mais difíceis de serem encontrados, podendo ser necessário utilizar estratégias de pesquisa que possam resgatar um número maior de artigos.

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Biografia do Autor

Vinícius Gomes Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Aluno de graduação do curso de medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atualmente cursando o módulo VIII. Participou dos Projetos de Iniciação Científica "Sala de Espera: um lugar de promoção em saúde" no ano de 2014 e "O Uso de Descritores em Artigos Científicos na Área de Educação em Saúde" em 2016. Integrante dos Projetos de Extensão: TAPA 1 (Trabalho de Aluno para Aluno), TAPA 4 (Trabalho de Acadêmico para Acadêmico) e GETICMED (Grupo de Estudos em Tecnologia e Informação em Comunicação Médica). Foi monitor bolsista da disciplina de Neuroanatomia no ano de 2014 e de Fisiologia I no ano de 2015. Presidente discente da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia - LANN (01/01/2015 - ).

Claudia Yamada Utagawa, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências no Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociência do Instituto de Bioquímica Médica/ CCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem especialização em Pediatria e Genética Clínica pelo Instituto da Criança - HCFMUSP.

Bruno Chaboli Gambarato, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Escola de Engenharia de Lorena da USP (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciências - Biotecnologia Industrial (Conversão de Biomassa) pela EEL-USP. É Professor Doutor do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), onde atua como Coordenador do Curso de Engenharia de Produção e como Professor/Orientador nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Medicina e no Mestrado Profissional em Materiais.

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Publicado

2018-12-27