O uso de descritores em artigos científicos na área de educação em saúde
Resumo
Introdução: A publicação de artigos científicos em periódicos é uma eficiente forma de divulgação de pesquisas e de novos conhecimentos humanos em constante expansão. Os descritores servem como forma de catalogar publicações, facilitando sua busca. Objetivo: Avaliar se diferentes formas de pesquisa do mesmo termo (Health Education) influenciam quanti e qualitativamente no resgate de artigos no Pubmed. Método: A pesquisa dos artigos foi feita de forma exploratória na base de dados PubMed entre os anos de 2000 a 2015, utilizando as palavras Health Education de quatro formas diferentes: Health Education, “Health Education”, Health Education [MeSH Terms] e Health Education [MeSH Major Topic] e comparados quantitativamente. O MeSH é organizado em uma rede hierárquica tipo árvore denominada MeSH Tree. Para comparação qualitativa, foram utilizados resultados obtidos entre 2002 e 2014. Resultados: o uso de descritores (MeSH) forneceu um número menor de artigos resgatados, mas estes se adequavam mais ao tema pesquisado do que aqueles resgatados por outras formas de busca. Conclusão: Estratégias de busca com descritores são mais adequados para temas muito abordados na literatura. Temas pouco abordados na literatura podem ser mais difíceis de serem encontrados, podendo ser necessário utilizar estratégias de pesquisa que possam resgatar um número maior de artigos.
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