Avaliação do desenvolvimento das competências assistenciais na formação do Técnico em Enfermagem em cenários de práticas
Palavras-chave:
Escala Liker, Cenários de Prática, Técnico em EnfermagemResumo
Introdução: Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o processo de avaliação realizado no desenvolvimento das competências assistenciais na formação do Técnico em Enfermagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - Unidade Tiradentes à luz da visão dos alunos. A Equipe de Enfermagem representa o maior quantitativo de profissionais dentro da assistência à saúde no país, nos três níveis de atenção, com atuação deste profissional. Os estágios supervisionados devem acontecer no decorrer do curso, em quatro momentos da formação, considerando o conteúdo abordado na teoria, e sua complementação em campo de estágio com a prática clínica. Para tal foi construída e validada uma escala atitudinal do tipo Likert para evidenciar as percepções do corpo discente quanto a avaliação em cenários de prática nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa. O uso de escalas de percepção tem se constituído um efetivo recurso no âmbito da formação em saúde por ser capaz de reconhecer subjetividades em grandes populações. Contudo sua construção tem apresentado muitas dificuldades já que sua origem foi no campo do marketing e os campos da educação e saúde envolvem muitas peculiaridades. Métodos: Tratou-se de uma metodologia qualiquantitativa em um estudo exploratório descritivo com a construção de quatro dimensões alinhadas aos objetivos da pesquisa com vinte asserções distribuídas entre as mesmas. Dimensão D1 - Competências docentes para o exercício da avaliação no processo de ensino/aprendizagem em cenários de prática; Dimensão D 2 - Critérios Institucionais de avaliação do curso Técnico em Enfermagem em cenários de prática; Dimensão D 3 - Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em cenários de prática e Dimensão D4 Relacionamento Docente/aluno frente à avaliação em cenários de prática. A escala teve sua validação de conteúdo pautada pela observância de equivalências semântica, cultural e conceitual com aplicação de pontuação em escalas de 1 a 4 e de 4 a 1 ponto com a oferta de quatro opções de resposta: concordo plenamente, inclinado à concordar, inclinado à discordar e discordo plenamente. A seguir procedeu-se a radomização, realização de pré-teste junto a juízes e subsequente aplicação; após a mesma foi desenvolvida a validação quanto à dispersão e confiabilidade. Resultados e Discussão: A validação de conteúdo da escala evidenciou uma assertividade quanto a fraseologia usada com 10% de perdas (duas asserções) como consequência a confiabilidade da escala ficou com 0,85 denotando solidez dos dados. Foram evidenciadas assertividades como reconhecimento prévio dos docentes quanto as dificuldades apresentadas pelos alunos; compreensão do corpo docente sobre a importância do uso da avaliação nas perspectivas: diagnóstica, formativa e somativa; critérios de avaliação apresentados e pactuados entre docentes e alunos antes, durante e após o momento prático do estágio com manutenção da boa relação entre professor e aluno frente a resultados ruins e por último presença de parâmetros éticos no processo formativo com relação dialógica e acolhedora presente entre professor, aluno, instituição concedente de estágio e paciente. Como desafios maior tempo institucional para discussões pedagógicas do corpo docente. Conclusão: Os alunos avaliam positivamente as avaliações aplicadas e se sentem coparticipes do processo formativo.
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