Avaliação do desenvolvimento das competências assistenciais na formação do Técnico em Enfermagem em cenários de práticas
Mots-clés :
Escala Liker, Cenários de Prática, Técnico em EnfermagemRésumé
Introdução: Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar o processo de avaliação realizado no desenvolvimento das competências assistenciais na formação do Técnico em Enfermagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC - Unidade Tiradentes à luz da visão dos alunos. A Equipe de Enfermagem representa o maior quantitativo de profissionais dentro da assistência à saúde no país, nos três níveis de atenção, com atuação deste profissional. Os estágios supervisionados devem acontecer no decorrer do curso, em quatro momentos da formação, considerando o conteúdo abordado na teoria, e sua complementação em campo de estágio com a prática clínica. Para tal foi construída e validada uma escala atitudinal do tipo Likert para evidenciar as percepções do corpo discente quanto a avaliação em cenários de prática nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa. O uso de escalas de percepção tem se constituído um efetivo recurso no âmbito da formação em saúde por ser capaz de reconhecer subjetividades em grandes populações. Contudo sua construção tem apresentado muitas dificuldades já que sua origem foi no campo do marketing e os campos da educação e saúde envolvem muitas peculiaridades. Métodos: Tratou-se de uma metodologia qualiquantitativa em um estudo exploratório descritivo com a construção de quatro dimensões alinhadas aos objetivos da pesquisa com vinte asserções distribuídas entre as mesmas. Dimensão D1 - Competências docentes para o exercício da avaliação no processo de ensino/aprendizagem em cenários de prática; Dimensão D 2 - Critérios Institucionais de avaliação do curso Técnico em Enfermagem em cenários de prática; Dimensão D 3 - Avaliação do processo de ensino-aprendizagem em cenários de prática e Dimensão D4 Relacionamento Docente/aluno frente à avaliação em cenários de prática. A escala teve sua validação de conteúdo pautada pela observância de equivalências semântica, cultural e conceitual com aplicação de pontuação em escalas de 1 a 4 e de 4 a 1 ponto com a oferta de quatro opções de resposta: concordo plenamente, inclinado à concordar, inclinado à discordar e discordo plenamente. A seguir procedeu-se a radomização, realização de pré-teste junto a juízes e subsequente aplicação; após a mesma foi desenvolvida a validação quanto à dispersão e confiabilidade. Resultados e Discussão: A validação de conteúdo da escala evidenciou uma assertividade quanto a fraseologia usada com 10% de perdas (duas asserções) como consequência a confiabilidade da escala ficou com 0,85 denotando solidez dos dados. Foram evidenciadas assertividades como reconhecimento prévio dos docentes quanto as dificuldades apresentadas pelos alunos; compreensão do corpo docente sobre a importância do uso da avaliação nas perspectivas: diagnóstica, formativa e somativa; critérios de avaliação apresentados e pactuados entre docentes e alunos antes, durante e após o momento prático do estágio com manutenção da boa relação entre professor e aluno frente a resultados ruins e por último presença de parâmetros éticos no processo formativo com relação dialógica e acolhedora presente entre professor, aluno, instituição concedente de estágio e paciente. Como desafios maior tempo institucional para discussões pedagógicas do corpo docente. Conclusão: Os alunos avaliam positivamente as avaliações aplicadas e se sentem coparticipes do processo formativo.
Téléchargements
Références
Brandalise, L. T. Modelos de medição de percepção e comportamento: uma revisão, 2005. Disponível em: http://www.lgti.ufsc.br/brandalise.pdf. Acesso em: 27 nov. 2016.
Cardoso, R. B.; Jansen, B. Programa de Educação Permanente para o Uso do Prontuário Eletrônico do Paciente na Enfermagem. Journal Of Health Informatics, v. 9, p. 25-35, 2017.
Ferreira. B. J. Inovações na formação médica: reflexos na organização do trabalho pedagógico, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Campinas, São Paulo, 2004.
Ferreira. B. J; Batista, N. A; Batista, S. H. S. S. O Processo Ensino/Aprendizagem no Mestrado Profissional – MP-Norte: Análise de experiência. Enseñanza de la Ciencias, v. extra, p. 1246, 2013.
Ferreira. B. J. As políticas indutoras e a formação em saúde. IN: Batista, N. A; Batista, S. H. S. S. (Org.) Docência em saúde: tema e experiências. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, p. 183-200, 2014.
Moraes, S. G; Justino, M. L; Ferreira, B. J; Barbosa, E. P; Bruno, L. F; Pereira, L. A. V. – Development and Validation of Strategyto Assess Teacching Methods. In: Progress in Education. Volume 28. Nova Science Publishers, Inc, 2012.
Oliveira, T. M. V. Escalas de Mesuração de Atitudes: Thurstone, Osgood, Stapel, Likert, Guttman, Alpert. Revista Administração online [online]. V.2, n.2, 2001.
Ferreira.B. F. A Formação de Recursos Humanos em Saúde no Brasil In: Batista, Nildo A.; Batista, S. H.S.S (Org.) . Docência em Saúde: temas e experiências. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2014. v. 1. 296p .
Souza. S.V; Ferreira, B.J. Preceptoria: perspectivas e desafios na Residência Multiprofissional em Saúde. ABCS Health Sci. 2019; 44(1):15-21.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.