Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

o ensino híbrido em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re3

Palavras-chave:

Educação a Distância, Metodologia, Internato e Residência

Resumo

Introdução:  O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU-Recife) surge a partir do advento do Pró-Residência do Ministério da Saúde, prevendo o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas. Objetivo: Relatar a experiência interdisciplinar oriunda da reestruturação do módulo de Políticas Públicas de Saúde utilizando o ensino híbrido. Método: O estudo se desenvolve em formato de relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar realizado entre a Coordenação do Módulo de Políticas Públicas de Saúde (PPS), reestruturado a partir do ano de 2018 e facilitadores educacionais, com base na espiral construtivista e ensino híbrido, incluindo o uso da Plataforma de Tele-educação INDU. Resultados: Um total de 65 residentes passaram por essa estratégia educacional, sendo estes dispostos na divisão de duas turmas. A carga horária total foi de 48 horas, utilizando a sala de aula invertida (flipped classroom) e outras metodologias ativas. Conclusão: A adoção do AVA e do ensino híbrido permitiram adotar metodologias ativas a partir da tecnologia, otimizando a aprendizagem dos residentes e operacionalização do redesenho curricular. Foi permitido o registro formativo e avaliativo, desenvolvimento da autonomia dos residentes, incorporação da aprendizagem significativa, interação, colaboração e inovação educacional.

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Biografia do Autor

Karolina de Cássia Lima da Silva Duarte, Secretaria de Saúde do Recife

Possui graduação no curso de bacharelado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco. É Sanitarista e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife e egressa do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco, Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase de metodologias ativas de ensino-aprendizagem pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Aperfeiçoanda em Gestão de Programas de Residência em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e Mestre em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz. Trabalha como assistente de tele-educação do Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-HC-UFPE). Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Políticas Públicas, Telessaúde, Educação na Saúde.

Alcieros Martins da Paz, Secretaria de Saúde do Recife

Vice-coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva. Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Secretaria de Saúde do Recife, Prefeitura do Recife. Sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês.

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Publicado

2020-07-20