Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
o ensino híbrido em ação
DOI:
https://doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.re3Keywords:
Educação a Distância, Metodologia, Internato e ResidênciaAbstract
Introdução: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU-Recife) surge a partir do advento do Pró-Residência do Ministério da Saúde, prevendo o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas. Objetivo: Relatar a experiência interdisciplinar oriunda da reestruturação do módulo de Políticas Públicas de Saúde utilizando o ensino híbrido. Método: O estudo se desenvolve em formato de relato de experiência sobre o trabalho interdisciplinar realizado entre a Coordenação do Módulo de Políticas Públicas de Saúde (PPS), reestruturado a partir do ano de 2018 e facilitadores educacionais, com base na espiral construtivista e ensino híbrido, incluindo o uso da Plataforma de Tele-educação INDU. Resultados: Um total de 65 residentes passaram por essa estratégia educacional, sendo estes dispostos na divisão de duas turmas. A carga horária total foi de 48 horas, utilizando a sala de aula invertida (flipped classroom) e outras metodologias ativas. Conclusão: A adoção do AVA e do ensino híbrido permitiram adotar metodologias ativas a partir da tecnologia, otimizando a aprendizagem dos residentes e operacionalização do redesenho curricular. Foi permitido o registro formativo e avaliativo, desenvolvimento da autonomia dos residentes, incorporação da aprendizagem significativa, interação, colaboração e inovação educacional.
Downloads
References
Ruela HCG. A Formação de sanitaristas e os cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil. Dissertação [Mestrado] - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz; 2013.
Bosi MLM; Paim JS. Graduação em Saúde Coletiva: Subsídios para um debate necessário. Cad Saude Publica 2009; 25(2):236-237.
Souza LEPF. Saúde pública ou saúde coletiva? Revista Espaço para a Saúde 2014; 15(4): 7-21.
Ministério da Saúde (Brasil). Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009.
Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União. 12 nov 2009; Seção 1.
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco [Homepage na internet]. Programas de Residências [acesso em 29 set 2019]. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/programa/secretaria-executiva-de-gestao-do-trabalho-e-educacao-em-saude/programas-de-residencias.
Ministério da Saúde (Brasil). Lei nº 11.129 de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº s 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências. Diário Oficial da União. 1 jul 2005; Seção 1.
Santos JS, Felipe DA, editors. Experiências em Educação Permanente em Saúde no Estado de Pernambuco: Formação que se constrói em rede [monografia na internet]. Pernambuco: Cromos; 2019 [acesso em 29 set 2019]. Disponível em: http://ead.saude.pe.gov.br/pluginfile.php/16348/mod_resource/content/3/Livro%20Experiencias%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Sa%C3%BAde%20em%20Pernambuco.pdf
Ceccim Ricardo Burg, Feuerwerker Laura C. M.. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis [Internet]. 2004 June [acesso em 14 out 2019]; 14(1):41-65. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312004000100004&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312004000100004.
Ceccim Ricardo Burg, Meneses Lenilma Bento de Araújo, Soares Valéria Leite, Pereira Adriene Jacinto, Meneses Jordane Reis, Santos Roberta Cláudia Rocha, Alvarenga José da Paz Oliveira, editors. Formação de Formadores para Residências em Saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [monografia na internet]. Rio Grande do Sul: Rede Unida; 2018 [acesso em 29 set 2019].
Vannuchi MTO, Campos JJB. A metodologia ativa na Residência em Gerência do curso de Enfermagem da UEL. Cogitare Enferm 2007 Jul/Set; 12(3):358-64.
Ministério da Saúde (Brasil). Resolução CNRMS nº 5, de 7 de novembro de 2014. Dispõe sobre a duração e a carga horária dos programas de Residência em Área Profissional da Saúde nas modalidades multiprofissional e uniprofissional e sobre a avaliação e a frequência dos profissionais da saúde residentes. Diário Oficial da União. 10 nov 2014; Seção 1.
Bertholdo Neto E. O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto e Vírgula - PUC SP 2017; 22: 59-72.
Freire P. Educação como prática de liberdade. 22a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1996.
Lima VV. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface (Botucatu). 2017; 21(61):421-34.
Team-Based Learning Collaborative [Homepage na internet]. [acesso em 29 set 2019]. Disponível em: https://www.teambasedlearning.org/
Christensen CM, Horn MB, Staker H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos, 2013. [acesso em 12 abril 2019] Disponível em: http://www.pucpr.br/arquivosUpload/5379833311485520096.pdf
Mourthé Junior CA, Lima VV, Padilha RQ. Integrating emotions and rationalities for the development of competence in active learning methodologies. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018 [citado em 2018 nov. 07];22(65):577-88. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0846
Magalhães H. O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense; 1993.
Lopes Roseli Esquerdo, Borba Patrícia Leme de Oliveira, Monzeli Gustavo Artur. Expressão livre de jovens por meio do Fanzine: recurso para a terapia ocupacional social. Saude soc. [Internet]. 2013 Sep [acesso em 14 out 2019]; 22(3): 937-948. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902013000300027&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902013000300027.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.