Revisão do fluxo de pacientes com suspeita de COVID-19 por meio da simulação realística: formação continuada dos trabalhadores em saúde
Palavras-chave:
Simulação, Infecção por Coronavírus, EducaçãoResumo
Objetivo: relatar a experiência dos profissionais de educação em enfermagem na elaboração e aplicação de um método de simulação realística para readequação do processo e fluxo de manejo do paciente com novo coronavírus em uma unidade referência de alta complexidade cardiovascular. Método: trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência. Elaborou-se um roteiro de simulação realística e aplicado a todos os envolvidos desde a recepção do paciente na entrada da unidade hospitalar até a Unidade de Terapia Intensiva. Resultado: a simulação realística nos possibilitou listar fatores contribuintes na identificação de pontos de ajustes em todas as unidades pelas quais o paciente transitou. Identificaram-se oportunidades de rever equipamentos de proteção individual para equipe da recepção, apoio e acompanhante, revisão do manejo de atendimento à Síndrome Respiratória Aguda Grave no primeiro atendimento e na sala de tomografia, bem como elaboração de um protocolo operacional padrão para a instituição. Conclusão: a utilização da simulação realística como método de entendimento do fluxo de pacientes suspeitos de coronavírus favoreceu maior percepção da realidade, avaliando comportamento, atitudes e habilidades técnicas que poderiam influenciar na quebra de barreira de disseminação do vírus.
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Referências
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