Revisão do fluxo de pacientes com suspeita de COVID-19 por meio da simulação realística: formação continuada dos trabalhadores em saúde

Autores

Palavras-chave:

Simulação, Infecção por Coronavírus, Educação

Resumo

Objetivo: relatar a experiência dos profissionais de educação em enfermagem na elaboração e aplicação de um método de simulação realística para readequação do processo e fluxo de manejo do paciente com novo coronavírus em uma unidade referência de alta complexidade cardiovascular. Método: trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência. Elaborou-se um roteiro de simulação realística e aplicado a todos os envolvidos desde a recepção do paciente na entrada da unidade hospitalar até a Unidade de Terapia Intensiva. Resultado: a simulação realística nos possibilitou listar fatores contribuintes na identificação de pontos de ajustes em todas as unidades pelas quais o paciente transitou. Identificaram-se oportunidades de rever equipamentos de proteção individual para equipe da recepção, apoio e acompanhante, revisão do manejo de atendimento à Síndrome Respiratória Aguda Grave no primeiro atendimento e na sala de tomografia, bem como elaboração de um protocolo operacional padrão para a instituição. Conclusão: a utilização da simulação realística como método de entendimento do fluxo de pacientes suspeitos de coronavírus favoreceu maior percepção da realidade, avaliando comportamento, atitudes e habilidades técnicas que poderiam influenciar na quebra de barreira de disseminação do vírus.

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Biografia do Autor

Andrezza Serpa Franco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora no Departamento Médico Cirurgico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira da Educação permanente das terapias intensivas do Instituto Nacional de Cardiologia.

 

Flavia Giron Camerini. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora  em segurança do paciente e uso de tecnologias em saúde.

Tereza Cristina Felippe Guimarães, Instituto Nacional de Cardiologia

Professora doutora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu do Instituto Nacional de Cardiologia.

Karla Valéria Pachêco Teixeira Silva Arcoverde, Instituto Nacional de Cardiologia

Enfermeira da Educação Permanente do Instituto Nacional de Cardiologia.

Iza Cristina dos Santos , Instituto Nacional de Cardiologia

Enfermeira coordenadora da educação permanente do Instituto Nacional de Cardiologia.

Vanessa Nishiyamamoto de Oliveira, Instituto Nacional de Cardiologia

Enfermeira Cordenadora das Unidades de Terapia Intensiva do Instituto Nacional de Cardiologia.

Referências

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Publicado

2022-03-14