Revisão do fluxo de pacientes com suspeita de COVID-19 por meio da simulação realística: formação continuada dos trabalhadores em saúde
Schlagworte:
Simulação, Infecção por Coronavírus, EducaçãoAbstract
Objetivo: relatar a experiência dos profissionais de educação em enfermagem na elaboração e aplicação de um método de simulação realística para readequação do processo e fluxo de manejo do paciente com novo coronavírus em uma unidade referência de alta complexidade cardiovascular. Método: trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência. Elaborou-se um roteiro de simulação realística e aplicado a todos os envolvidos desde a recepção do paciente na entrada da unidade hospitalar até a Unidade de Terapia Intensiva. Resultado: a simulação realística nos possibilitou listar fatores contribuintes na identificação de pontos de ajustes em todas as unidades pelas quais o paciente transitou. Identificaram-se oportunidades de rever equipamentos de proteção individual para equipe da recepção, apoio e acompanhante, revisão do manejo de atendimento à Síndrome Respiratória Aguda Grave no primeiro atendimento e na sala de tomografia, bem como elaboração de um protocolo operacional padrão para a instituição. Conclusão: a utilização da simulação realística como método de entendimento do fluxo de pacientes suspeitos de coronavírus favoreceu maior percepção da realidade, avaliando comportamento, atitudes e habilidades técnicas que poderiam influenciar na quebra de barreira de disseminação do vírus.
Downloads
Literaturhinweise
Protocolo de Manejo Clínico da COVID-19 na Atenção Especializada-1a Ed, Brasília. 2020.Ministério da Saúde- Secretaria de Atenção Especializada a Saúde-Departamento de Atuação Hospitalar, Domiciliar e de Urgência.
ANVISA. NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA - Medidas de controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19). Disponível em: portal.anvisa.gov.br. Acesso em: 06/04/2020.
AMIB: Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira para a abordagem do COVID- 19 em medicina intensiva. Abril 2020. https://www.amib.org.br/fileadmin/user_upload/amib/2020/abril/04/Recomendacoes_AMIB04042020_ 10h19.pdf
Ribeiro VS, Garbuio D C, Zamariolli CM, Eduardo AHA, Carvalho EC. Simulação clínica e treinamento para as Práticas Avançadas de Enfermagem: revisão integrativa. Acta paul enferm. 2018 [citado em 28 Abr 2020 ]; 31( 6 ): 659-666. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000600659&lng=en
Kaneko RMU, Lopes MHB de M. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração?.Rev esc enferm USP. 2019 [citado em Abr 28 2020 ]; 53: e03453. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342019000100602&lng=en . Epub May 30, 2019.
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Coronavírus: Covid-19. [Internet] 2020. [acesso em 13 abr 2020]. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.